04 fevereiro 2007

Curvas Perigosas ZZZ… ZZZ… ZZZ…

A estrada que liga o Alto da Cruz até à Abrunhosa do Mato tem o pavimento estreito, irregular, com um declive acentuado e curvas perigosas. Algumas são autênticas ratoeiras onde já houve acidentes mas que apenas causaram danos materiais.

Felizmente, como esta estrada vai ser reabilitada em breve, as curvas perigosas têm os dias contados. Mas como as obras tardam em avançar e a sinalização é deficitária, aqui fica o alerta.

Descreve-se os nomes pelos quais são designadas as mais famosas:

A primeira é a famosa “curva do salto”, onde um Abrunhosense que por ali passava de motorizada, tendo calculado mal a trajectória, passou na zona do “salto” e a sua mulher foi catapultada pelo assento de molas da bicicleta motorizada.
(Dizem as más-línguas que só se apercebeu disso quando chegou a casa)

As segundas, as famosas “curvas do sono”, nome que lhes advém desta enfarruscada placa de sinalização que se vê na fotografia, que faz lembrar os balões da banda desenhada colocados sobre a cabeça de quem está a dormir. É o ZZZ... ZZZ… Z.

Por fim as “curvas do autocarro” mais junto à povoação. Com ângulos apertados, rodeadas de muros e vegetação altos que limitam a visibilidade. Dão calafrios a quem se cruza com autocarros, outros pesados ou destemidos aceleras um pouco em contra-mão.
ATENÇÃO! Conduza com prudência. Não Durma ZZZ…ZZZ…ZZZ…

4 Comentário(s):

Blogger Neoarqueo disse...

É Xandinho, a curva do salto também é conchecida como a "curva da franjola..."

9:31 da tarde  
Blogger JL disse...

Todos os dias a faço, Alex. Já me habituei a elas e, confesso, vou ter saudades quando a estrada deixar de as ter. Afinal é uma pequena extensão. Incomoda-me, muito mais, a pouca comodidade que a estrada oferece com a constante degradação do piso e as elevações que as raízes provocam.
Um abraço.

12:09 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Seus marotos já se andaram a deitar naquelas curvas ã!ã!
Concordo com o Jl. Eu pessoalmente gosto dessa estrada, quando chego ao alto da cruz desingato o carro p/poupar o ambiente e vou a cortir a paisagem. não percebo porque é que vão fazer uma estrada nova se podiam reparar aquela, mas neste País leva-se 40 anos para fazer hobras numa estrada e quado se pensa fazer essas hobras, abre-se uma estrada nova que é muito melhor é que assim vesse hobra,e aquela vai servir para quê? É como a rotunda do alto da cruz ainda não percebi,com tanto terreno lá ao lado e porque é que a fizeram encima da casa do outro, sabe-se lá porque,se calhar até se sabe mas!!!
Eu não sou contra o futuro mas as vezes podia-se pensar melhor e utilizar as verbas noutras coisas. vou ter saudades dessa estrada.Já agora aqui tambem anda uma moda que quando pensam reparar o telhado de uma casa,mandam-na abaixo e constroiem uma nova e dizem que não há dinheiro!!!!
um abraço

12:02 da manhã  
Blogger Al Cardoso disse...

Pelos meus lados tambem dao nomes as curvas, ate ca temos a "curva da morte"!

Um abraco para os abrunhosenses desde d'Algodres.

12:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Página inicial