16 janeiro 2007

EB1 da Abrunhosa do Mato – Uma Escola Esquecida

Construída em 1972, no local onde existiu uma outra Escola centenária, a EB1 da Abrunhosa do Mato caminha a passos largos para um avançado estado de degradação e está a tornar-se uma escola pouco atractiva.

O exterior é o que se vê... O mobiliário e restantes equipamentos do interior estão velhos, desadaptados e a necessitar de substituição. Não há uma área coberta para as crianças poderem brincar no recreio em dias de chuva ou sol intenso.

Nestas condições e com um número de alunos cada vez mais reduzido é caso para perguntar:

Será uma escola esquecida?
Ou será que é mais uma para fechar em breve e onde não vale a pena investir?

Uma escola que já obteve tão bons resultados merecia alguma dignidade. Ao menos podia ser uma escola pintada

8 Comentário(s):

Blogger Neoarqueo disse...

No mínimo...Foi ali que eu fiz o meu exame de 4ª classe. Foi ali que as minhas filhas fizeram toda a primária.
Já agora, foi também ali que o teu pai conheceu os últimos anos de trabalho enquanto digníssimo professor.

4:56 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Recordo-me como fosse ontém!
Necessita de uma interveção urgente!
Educação para os filhos de amanhã!
Abraços.

9:32 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

passando p deixar um oi e desejar um fds cheio amor e paz...deparo-me com essa triste realidade...minha mãe tem tantas recordações escolares, minhas primas e primos...que até parece que são minhas também...é o que se vê. Nada será como antes amanhã...
bjs no seu coração

1:17 da manhã  
Blogger Al Cardoso disse...

Em contrapartida, pelos meus sitios tem se gasto milhares de "Eurios" a recuperar escolas sem criancas e para encerrar!!!

Um abraco forno-algodrense.

11:15 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Qual a razão não sei, mas a verdade é que quanto à pintura tem-se pedido e nada se tem feito, bem como em relação ao coberto para as crianças brincarem em dias de chuva. No entanto, parece-me que quanto ao mobiliário não tens razão,o mesmo foi substituido ainda há pouco tempo.

9:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Olha Alex... o futuro da escola de abrunhosa como o de tantas outras está traçado... são para fechar. Sinceramente não sei se o ministério faz bem ou mal e se a única responsabilidade é deste. Estas pequenas escolas cada vez têm menos alunos. O "pessoal" que cá estudou e cresceu foi-se dipersando - quem estudou saiu para grandes cidades a procura de melhores empregos, os que não estudaram emigraram à procura de oportunidades.
Eu vivo em Cubos-Mangualde, tive a minha filha na creche e no jardim escola em Mangualde e por opção depois de uma análise cuidada e de ouvir várias opiniões de pessoas que julgo boas concelheiras (inclusive da educadora na altura), matriculei a Inês primeiro no jardim e agora no 1º ciclo na escola de Abrunhosa. Já é o 2º ano que está n´Abrunhosa e não estou nada arrependida.
Acredito que se alguns dos nossos conterrâneos tivessem oportunidade de fazer o mesmo as crianças só teriam a beneficiar com isso.
Antes do ATL entrar em funcionamento seria impossível pensar nesta possibilidade, desde o ano lectivo 2004/2005 (creio) é possível dispor de um serviço (mais ou menos) equivalente ao das cidades com a vantagem de numa aldeia haver sempre um familiar ou um amigo por perto. A questão é que ainda muita gente pensa que estudar nas cidades é melhor, eu discordo mas é a minha opinião pessoal.
Mary

11:50 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Abandono deveras doloroso, um pouco por todo o lado. Desejo bom fim-de-semana.

8:07 da manhã  
Blogger Alex disse...

Anônimo.

Obrigado pelo esclarecimento.
Da ultima vez que estive dentro das salas de aulas ainda lá estava a secretária onde e as cadeiras onde fiz a 4ª Classe.
Ainda bem que foram substituídas.
Afinal a escola não está assim tão esquecida.

1:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Página inicial