17 novembro 2006

Se gostas de amoras - diz ao teu pai que já namoras

Antigamente só se podia namorar de janela - um mero beijo ou qualquer contacto físico só era comummente aceite depois do matrimónio.

Por isso, para contemplar a bela amada na janela sempre bem florida, os noivos chegavam mesmo a ter torcicolos no pescoço. Por vezes eram muitas horas a olhar para o ar a gastar o latim.

Mas nem sempre era em vão... Como há alturas em que o “corpo pede”, as donzelas iam apanhar amoras para fazer doce.
Com tanta restrição e como o fruto proibido é o mais apetecido, de quando em vez lá se faziam uns casamentos à pressa.

Se gostas de amoras
diz ao teu pai que já namoras.
Pobres das donzelas
que morem nestas janelas.

11 Comentário(s):

Blogger Al Cardoso disse...

Gostei do "post" e da fotografia, de facto esta linda, e ate a janela mesmo cheia de silvas fica bonita.
Mas que merecia outro tratamento merecia!!!
Quanto nao daria eu para ter uma janela destas.

Um abraco fornense.

9:23 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Passei para desejar óptimo fim-de-semana e apreciar esta interessante página, onde impera a qualidade e bom gosto.

3:57 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Olha que eu penso que os mais velhos nos enganaram sempre com essa tanguinha de que antigamente só de longe, e que agora se eles fossem novos é que era, etc, etc, o que eu acho é que mesmo sem amoras já desde do inícios dos tempos que, como diziam os antigos, até os bichinhos gostam…


Boas amoras e cuidado… que eu vou dizer á blogosfera que já namoras!

Um abraço

12:59 da manhã  
Blogger Neoarqueo disse...

A janela é de facto muito bonita, e eu até sou herdeiro dela. Mas comigo são vários, e como a casa está só com as paredes...e como enquanto há filhos não há netos...

8:53 da manhã  
Blogger Al Cardoso disse...

Nao e que deseje que morram os filhos, mas sei que se o neto Antonio herda-se a janela e as paredes, creio que ficaria muito bem entregue.

Bom fim de semana para ambos.

PS: a nova foto esta bem mas fa-lo mais velho!!!

9:53 da manhã  
Blogger Alex disse...

TSFM não sabia que tens um quinhão nessa casa. Não fazia nem faço a mínima ideia sobre quem são os proprietários.
Se algum dia houver partilhas e a casa for demolida tenta ficar com as pedras mais bonitas.
Também tenho uma quinta (Barca - junto ao Mondego) a “mielas” com uma data de gente. E quanto mais o tempo passa, mais são.
Agora como está abandonada parece que não é de ninguém.
Dá pena ver...
Também há por lá amoras com fartura.

5:59 da tarde  
Blogger JL disse...

Há que séculos que eu já não ouvia isto!

11:05 da tarde  
Blogger Neoarqueo disse...

estás cá com uma músiquinha, Xandinho...

5:41 da tarde  
Blogger Alex disse...

>TSFM, já deste muitas voltas ao largo do Sr. Miguel "cangado" ao som desta música.

2:54 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Olá amigo,

"As pessoas realmente ligadas não precisam de ligação física. Quando se reencontram, mesmo depois de muitos anos afastados, sua amizade é tão forte quanto sempre."

(Deng Ming - Dao )

Te agradeço imensamente a notícia sobre o falecimento do meu pai. Confesso q não havia lido ainda.

Tenha uma linda semana!

5:19 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Da Nani

Esta é a primrira vez que eu venho ao teu blog, mas não penses que te vais livrar de mim tão depresa porque eu hei-de vir cá mais vezes.

Beijocas grandes
para ti papa

1:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página inicial