05 janeiro 2006

Uma escola de sucesso

Todos sabemos que a escola da Abrunhosa do Mato é um exemplo de sucesso escolar.
Para comprova-lo, em Julho de 2003, Anabela Farinha demonstrou-o no seu trabalho de Mestrado em Sociologia pela Universidade da Beira Interior, tendo obtido uma classificação de Muito Bom. Neste estudo de caso o tema da tese foi "Exclusão Escolar na Escola Inclusiva".
Em síntese, o objectivo principal do trabalho era o de descobrir se as crianças que estudaram na nossa escola tiveram ou não bom aproveitamento.Concluiu-se que, "apesar de serem provenientes de meios sócio-económicos desfavorecidos, as crianças, na sua maioria, têm tido sucesso escolar".
Será que mesmo assim o Ministério da Educação vai querer encerrar a escola por falta de alunos.

Obrigado Anabela Farinha

10 Comentário(s):

Blogger Unknown disse...

Bom, na minha modesta opinião, desde que o Estado efectue o transporte das crianças e obrigue os pais a deixa-las frequentar a escola, pode concentrar as crianças em escolas maiores para que não haja desperdícios de recursos, agora se for só fechar sem alternativas é lógico que não concordo.

Um abraço

9:34 da tarde  
Blogger Zel disse...

Infelizmente é uma situação que todos os anos vemos, a aumentar, e dói!! pois custa muito vermos a nossa escola a ser encerrada.....

6:24 da tarde  
Blogger Neoarqueo disse...

Greensky dixit.
A crescente falta de população nas aldeias rurais (as causas são conhecidas e não é espaço para serem debatidas, agora)leva consequentemente a um menor número de crianças. Inevitavelmente não é comportavavel, sob o ponto de vista de encargos financeiros, e também porque não é bom para as sov«ciabilidade das crianças haver apena s1 ou 2 numa escola, manter escolas abertas. A realidade, por vezes é dura, mas tem que se aceitar, com a razão e não só com o coração.

10:34 da tarde  
Blogger Neoarqueo disse...

Mais...quando o Dr Mario Videira lopes, Presidente que foi da CMM se recusou a construir uma pré-escola num edificio separado da actual escola e o fez numa ampliação da actual, justificou a obra apoiado nas estatísticas que davam a médio e longo prazo que Abrunhosa do Mato (entre outras aldeias) iria ter um decrescimento crescente de população activa e consequentemente de crianças. Na altura, por razões de coração e puro bairrismo muito foi criticado, hoje verifica-se que tinha razão.

10:38 da tarde  
Blogger Agnelo Figueiredo disse...

Aliás, revelou-se de enorme falta de visão a instalação da valência pré-escolar em edifícios distintos / distantes dos do 1º Ciclo. Basta fazer contas.

Mas a Abrunhosa do Mato não está na "lista negra", pois não?

12:26 da manhã  
Blogger Unknown disse...

É necessário e urgente que se criem condições para que as nossas crianças "vivam" a escola. Uma escola de afectos de comunhão e de aprendizagem.
Só assim, os pais, vão olhar para a escola de uma maneira diferente.
A desertificação das nossas escolas, deve-se sobretudo a falta de condições destas, para manter as crianças e sobretudo para convencer os pais que vale a pena matricular ali o seu filho.

("Mas a Abrunhosa do Mato não está na "lista negra", pois não?")

Só o Azurara poderá responder!

Abraços

4:34 da manhã  
Blogger Alex disse...

Se as coisas continuarem assim o mais certo é a escola ser mesmo encerrada.

10:42 da tarde  
Blogger Alex disse...

Encontrei este pedido na Internet. Como tem a ver com o assunto vou divulga-lo também aqui.

Eu já contribuí no ano passado com um PC. Não sei se ficou na escola ou no ATL. Só espero que estejam a fazer bom uso dele.

......

ATL de Abrunhosa do Mato

O ATL de Abrunhosa do Mato, uma aldeia do Concelho de Mangualde, Distrito de Viseu, serve as crianças do Jardim escola e escola do 1º ciclo e foi criado em 2004 para evitar que as crianças continuem a "fugir" da aldeia para a cidade.

Com os poucos recursos de que dispõe o Centro Recreativo e Cultural com a colaboração da Junta de Freguesia e Câmara Municipal, prepararam o essencial. No entanto faltam muitas coisas que para as crianças também são essenciais, como jogos, brinquedos, livros, filmes (VHS, DVD) ou mesmo Cd´s de música.

É neste sentido, e nesta altura do ano em que todos nos sentimos mais solidários, que pedem a colaboração de todos: com a Sua pequena-grande ajuda, este poderá passar a ser ATL um local para as crianças passarem o tempo enquanto os pais trabalham, mas também um local onde se divertem e são felizes.

Colabore, faça deste Natal...."UM NATAL MAIS FELIZ, MAIS RISONHO, POIS UM BRINQUEDO É UM AMIGO QUE ABRE AS PORTAS PARA O SONHO"...

Envie a sua colaboração para:
Centro Recreativo e Cultural Abrunhosense
Att: ATL
Rua do Centro
3530-050 ABRUNHOSA DO MATO

10:49 da tarde  
Blogger Alex disse...

http://natal.sapo.pt/solidariedade_artigo.aspx?id=629079

10:49 da tarde  
Blogger Neoarqueo disse...

Vou certamente enviar a minha colaboração. Mas só um pequeno reparo: Centro Recreativo e DESPORTIVO Abrunhosense.

12:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página inicial