02 dezembro 2005

Meninas ou medochas?!...


Estas imagens fazem-me lembrar um amigo que tinha bebido uns copitos a mais. Completamente embriagado saltou para dentro de um lameiro e começou a dançar com um destes montes de palha.

Alguém me pode dizer com exactidão que nomes se dão na Abrunhosa a estes arranjos de palha?

Como estou longe da Abrunhosa, alguns termos varreram-se...
Lembro-me vagamente de ouvir os termos meninas ou medochas.
Serão esses?

Uma coisa é certa. Com o abandono das terras e com a ateração das práticas agrícolas, são cada vez mais raros.

Há cada vez menos quem os coma, se deite neles, ou "chamusque o bacorito" com eles.

6 Comentário(s):

Blogger Neoarqueo disse...

São esses os nomes que pela nossa aldeia se dão. Ainda se vão vendo, naturalmente no tempo das ceifas, mas tu por essas alturas não estás por cá e não as vês com frequência, e eu por exemplo já nem reparo nelas.

12:58 da tarde  
Blogger JL disse...

São as meninas! Mas o artigo do Alex faz-me lembrar a história do ancinho, faz, faz!! :-)

1:10 da tarde  
Blogger BlueShell disse...

Um conterrâneo...isto é...alguém do concelho!
Prazer!
Esperemos que , realmente, a esquerda ganhe "estas coisas"...

7:53 da tarde  
Blogger Alex disse...

TSFM, fico contente ao saber que ainda se fazer umas belas "medochas" pela Abrunhosa.
Já que há cada vez menos burros para as comer, que se vendam para o Alentejo. Fazem lá falta.

Quanto ao ancinho ainda sei o que é o efeito alavanca, JL.

Não entendi essa das patuscadas nas palheiras, Speekcs.

Bem-vindo, Antes do nunca.

3:50 da tarde  
Blogger lost disse...

Olá!!
Soube agora que tinhas um blog, neste caso sobre Abrunhosa! Muito interessante! Vou passar a ser visita diária, e vou linkar o teu blog no meu, se não te importares, claro!

Bjs

4:50 da tarde  
Blogger Alex disse...

Oi Lost!

Bem-vinda.
Visita sempre e "posta" muito.
Como não conheceres a Abrunhosa estás convidada a vir vista-la.
Temos que combinar uma visita num fim-de-semana. Combina com a Cristina.

BJS

11:06 da manhã  

Enviar um comentário

<< Página inicial