21 outubro 2007

2º Aniversário do Blog da Abrunhosa do Mato

Texto do primeiro artigo:

Olá Pessoal!
Apesar de me encontrar longe da Abrunhosa, ela está sempre perto.
Mas este Blog vai aproximar-nos ainda mais. Vamos divulgá-lo, utiliza-lo para benefício da Nossa Terra e como uma ferramenta útil.
Também há espaço para as "Bocarras Foleiras" para dar um pouco de alegria a isto.
Alexandre Rodrigues


O Blog da Abrunhosa do Mato conta já com dois anos de existência. Surgiu no dia 21-10-2005 com o intuito de promover a nossa terra e convidando todos a participar nele.

O Blog conta agora com mais um colaborador editor (João Lopes) e esporadicamente com artigos enviados pelo Manuel Luís Cabral Costeira.
Seria bom que outros conterrâneos nossos lhes seguissem o exemplo e se juntassem, editando mais artigos ou pedindo para os editar – ficava certamente mais rico.

Se és Abrunhosense residente, migrado ou emigrado, colabora.

A Abrunhosa agradece.

12 outubro 2007

15º CONVÍVIO CASA VELHA

Irá realizar-se no próximo dia 13 de Outubro o 15º Convívio CV.

Este convívio, restrito ao grupo de amigos das farras da Casa Velha, decorre sempre no segundo sábado do mês de Outubro.

O pessoal das cantorias, lenga-lengas, versejos e restantes “Bardices”, deverão socorrer-se do habitual truque da ingestão da azeitona preta e do copo de vinho tinto para aclarar a voz.

Não esquecer de levar música e os respectivos instrumentos.

O programa é o habitual:

- 14:00 Horas - Início da ronda às tascas
- 17:00 Horas - Encontro na Casa Velha
- 19:59 Horas -Ajuntamento na Fonte Arnós
- 20:00 Horas - Partida para parte incerta até altas horas da madrugada .
Os Mordomos deste ano são:

- Fernando André
- Artur Lopes
- Paulo Simões

07 outubro 2007

Torneio da malha

Decorreu em ambiente de festa e camaradagem o torneio da malha promovido pelo Centro Recreativo e Desportivo Abrunhosense, ocupando toda a tarde de domingo, dia 23 de Setembro e terminando com uma feijoada oferecida pela organização.
Pouco a pouco, depois da uma e meia da tarde, as equipas que participaram foram chegando ao campo desportivo de Abrunhosa do Mato onde decorreu o evento que durou cerca de 3 horas para apurar o primeiro lugar entre as trinta equipas concorrentes, num total de sessenta jogadores.




A motivação era grande, pois apesar de muitas destas equipas se deslocarem de vários pontos da região com o objectivo de confraternizar e rever amizades, os prémios para os primeiros lugares eram aliciantes, a começar pelas meias libras em ouro para o primeiro lugar.
Havia, no final, uma grande satisfação no rosto e palavras de encorajamento dos participantes, motivando a organização a repetir o evento para o próximo ano.


Os três primeiros lugares foram arrebatados pelas equipas Rodrigues e Tomás de Coimbra, Batista e Melo de Penalva do Castelo, Luís Basto e Armando de Lamego que ocuparam, por essa ordem o primeiro, segundo e terceiro lugares premiados com duas meias libras em ouro, dois relógios de pulso e dois troféus, respectivamente.

Foto 1: os segundos classificados com alguns elementos da organização e colaboradores do evento;
Foto 2: os primeiros classificados exibindo as meias libras de ouro ao lado do patrocinador do primeiro prémio, Idalécio Figueiredo da Moto Júnior;

01 outubro 2007

2007 – Com noites de Verão à lareira

Apesar de só no dia 23 de Setembro ter chegado oficialmente o Outono, este ano parece não ter havido Verão.

Salvo raras excepções de curtos períodos com muito de calor, as temperaturas amenas e alguma chuva teimaram persistir. Pareceu que a Primavera não acabava e em pleno Verão houve dias que fizeram lembrar o Outono.

Durante o dia apesar do sol quente, quase na vertical, as temperaturas do ar foram geralmente moderadas influenciadas por grandes massas de ar frio.

À noite, arrefecia bastante e nas antigas casas de pedra, sabia muito bem acender a lareira de vez em quando.

Pela noite dentro, uma pequena fogueira aquece o ambiente. É sempre útil...
Como choveu com alguma frequência os campos mantiveram tons de verde misturados com os amarelados mais habituais nesta altura do ano. Estão lindos…

A vinha, que precisa de calor e pouca humidade durante o verão para poder amadurecer as uvas e livrar-se das pragas, foi bastante prejudicada pelo clima. Há que ser selectivo agora na recolha dos cachos durante a vindima. É preferível ter menos e bom vinho do que mais e de má qualidade.

A floresta ficou viçosa e exuberante.

Usualmente com Verões húmidos a floresta fica mais protegida e propicia o crescimento de cogumelos no Outono.

A confirmar-se esta probabilidade, que seja um ano daqueles em que nascem míscaros, cortelhas e tortulhos, às laradas. Assados na brasa ou guisados são divinais. Deixam babado qualquer um que não os coma há já algum tempo.

Que saudades...