02 maio 2008

Futebol, anos 40 do século passado!


Recebemos, do velho baú da nossa leitora Madalena Martins, a foto da gloriosa equipa de futebol que Abrunhosa do Mato teve na década de 40 do século passado. Estes jovens da época abrilhantaram muitas tardes de domingo, no velho campo dos olivais. Nessa época a estrada para Mangualde ainda era pelo caminho do Portinho, passando pelas alminhas e os carros que havia na aldeia deveriam contar-se pelos dedos de uma mão, pelo que os domingos eram passados a ver futebol.
Na foto encontramos, na frente e da esquerda para a direita: António Rodrigues (ponta direita), António Saúde (mais tarde guarda redes), Juvenal Marques (avançado centro, Vítor Martins), António Martins “canhoto” (o terror dos guarda redes); De pé: António Lourenço (bandeirinha), Fernando Rodrigues (defesa), José Abrantes (defesa), Armando “ferrador” (capitão), Artur Pires (defesa), António Rodrigues (guarda redes), Adelino Matias (defesa).

20 Comentário(s):

Anonymous Anónimo disse...

Muito obrigado Alex por voce ter divulgado esta foto, fiquei emocionada em vê-la, principalmente por estar o meu pai nela, o canhoto. Pedi para o Tuninho divulga-la e agradeço muito e fico imensamente grata. Um grande abraço para todos voces e saudade da Abrunhosa. Beijinhos João de sua prima Lena.

11:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Esse anônimo se chama Madalena Martins, prima ds Vanda e João e filha do Canhoto!!!!

11:15 da tarde  
Blogger Rui Quental disse...

eu não me lembro desta equipa (não era nascido), mas ouvi falar, e é muito importante relembrar as velhas glorias de ABRUNHOSA DO MATO, ou as pessoas que por ela tentaram ou fizeram alguma coisa.
continua estás no bom caminho
saudações leoninas.

10:08 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Alex

Gostei imenso de ver a foto com o meu pai e o meu tio.

Abraço

Vitor Martins

10:27 da manhã  
Blogger Alex disse...

Madalena e Victor Martins
Os agradecimentos devem ser dirigidos ao João Lopes, pois foi ele que publicou este artigo. É um bom colaborador do blog da Abrunhosa do Mato.

Obrigado Madalena Martins pelo envio da foto.
E Obrigado João por publicares este artigo onde também estão dois Tios meus (irmãos da minha mãe Maria Helena) – O Fernando e António Rodrigues.

Se pretenderem colocar mais alguma coisa no blog da Abrunhosa não hesitem - o blog também é vosso. Enviem a informação (foto(s) e artigo) para o João Lopes ou para o meu endereço de e-mail: alex.rod@netcabo.pt (Alexandre Rodrigues). Teremos todo o gosto em publicá-lo quando houver um bocadinho de tempo livre.

Um abraço a todos
Obrigado

4:50 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

João

Peço desculpa por não ter reparado que tinhas sido o autor. para a próxima estarei mais atento.

Obrigado

Abraço

Vitor Martins

9:18 da manhã  
Blogger a (Des)Empregada disse...

Xii, o meu tio Adelino, tenho de lhe mostrar este post, ele vai certamente adorar..

6:56 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Na foto estão dois irmãos (Antônio ‘canhoto’ e Vitor Martins) de meu pai, Aurélio Martins.
Reza a lenda que meu tio, Antônio Martins, o ‘Canhoto’, numa só partida fez 3 gols olímpicos. Um verdadeiro recorde!!!

Abraços aos primos Martins!

9:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Grande abraço também para você Guilherme e resto da familia do primo Martins.

Vitor Martins

2:29 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Um abraço para o meu primi Vitor Martins de sua prima Madalena e Tuninho, filhos do Canhoto. Joãozinho um beijinho na sua testa e outros para minha prima Vanda...

7:58 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Caro Alex,

foi bom conhecer-te ontem na feira do livro e muito bom que haja este blog que é um bom sintoma de vida e interesse pela aldeia que também considero minha.

O que precisares de mim, diz-me sff.

abraço e obrigado,

pedro paixão

11:37 da manhã  
Blogger Al Cardoso disse...

Em tempos em que o futebol esta em todas as noticias, nao ha nada melhor que lembrar futebois doutros tempos!

Tem andado muito alheados da "blogosfera"?

Um abraco de amizade dalgodrense.

8:10 da manhã  
Blogger Alex disse...

Pedro Paixão

Bem-vindo ao blog
Também tive um enorme prazer em conhece-lo. Não só por ser um conceituado Autor Português, mas também por ser filho de um ilustre Abrunhosense – o Sr. Eng. Paixão - que os mais antigos recordam com muita saudade e carinho.

Sendo um filho da Abrunhosa do Mato o blog também é seu. Está convida-o a participar nele.

Obrigado

Alexandre Rodrigues

11:36 da tarde  
Blogger Alex disse...

Albino Cardoso

Tem toda a razão. Confesso que me ando a baldar um pouco à blogosfera.
Como passo os meus dias agarrado a computadores decidi dar-lhes umas férias. Estava mesmo a precisar…
Foi uma pequena paragem e já cá estou de novo.

Um abraço
Alexandre Rodrigues

11:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

http://barbeariadomirra.blogspot.com/
VALE A PENA VISITAR

2:59 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

tem de fazer uma nova eaquipa

9:01 da tarde  
Blogger mafalda disse...

No mínimo dos mínimos, post merecedor de todo o meu encanto... Tudo que li me fez reflectir que sou mesmo uma sementinha nesta pacata aldeia... Tanto por cá se fez, tanto por cá se sentiu, tanto por cá se viveu...
Espero vivamente que estes costumes sejam fomentados novamente!!

3:01 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Isto nunca mais vai ser o que era!!
Tanta juventude e nada...mas tambem nao os deicham fazer nada!
Para que gastar tanto dinheiro naquele galinheiro que fizeram??
apenas estragaram o campo!!
enfim....

10:09 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Estou na Venezuela e deseijo saber si o capitao do equipo e
o Armando de Oliveira

6:52 da tarde  
Blogger Alex disse...

Não lhe sei responder.
Quando for à Abrunhosa e econtrar gente dessa posso tentar ajudar a indentificar o nosso capitão dos anos 40.
Veja o artigo relacionado

http://centroabrunhosense.blogspot.pt/2010/11/historia-do-futebol-em-abrunhosa-do_23.html

4:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página inicial