20 abril 2008

CDS-PARTIDO POPULAR - Nº 07 NOTA DE IMPRENSA 18/04/2008

CDS-PARTIDO POPULAR

Nº 07 NOTA DE IMPRENSA 18/04/2008


BARRAGEM DE GIRABOLHOS
ou
BARRAGEM DE ABRUNHOSA DO MATO-GIRABOLHOS?

- Em vez de embandeirar em arco, a Câmara deve lutar para que a barragem inclua o nome de Abrunhosa do Mato -

No momento em que se multiplicam as tentativas (das hostes do poder laranja em Mangualde e também da oposição socialista) de aproveitamento político da decisão de construção da dita Barragem de Girabolhos, da qual foi hoje lançado o concurso público, entende o CDS-PP chamar a atenção dos Mangualdenses para o facto de, até ao momento, nenhuma das forças políticas referenciadas e também e principalmente (até pelas responsabilidades institucionais que lhe cabem…) a Câmara Municipal de Mangualde, ter assumido a defesa de que a barragem venha a adoptar o nome de BARRAGEM DE ABRUNHOSA DO MATO-GIRABOLHOS, ao invés do anunciado Barragem de Girabolhos, no respeito por expectativas criadas desde há dezenas de anos e, diga-se, pela localização de facto da dita barragem, afinal projectada para bem mais perto de Abrunhosa do Mato, que de Girabolhos, não parecendo relevar o facto de no local confluir, pela margem esquerda, a pequena ribeira de Girabolhos.

Dá-se mesmo o caso de, do lado de Abrunhosa do Mato, existir caminho transitável, feito visando este objectivo, até ao local da Barragem, o que não pode deixar de ter um significado.

E não se trata de uma mera questão de bairrismo, nem estamos perante uma questão menor!
De facto, sendo a Barragem óbvio factor de desenvolvimento regional, o seu impacto local será tanto maior para as populações das suas margens, quanto puder ser”vendida”/promovida a “marca” (o nome) das povoações que servirão de apoio às actividades que se potenciarão, sejam de ordem estritamente económica, sejam de ordem turística e, como tal, social.

E, manifestamente, deixar que vingue Girabolhos (concelho de Seia – freguesia de Girabolhos), deixando no esquecimento Abrunhosa do Mato (concelho de Mangualde – freguesia de Cunha Baixa), afinal o concelho onde se verificarão maiores impactos (envolvendo as freguesias de Cunha Baixa, Santiago de Cassurrães, Póvoa de Cervães e Abrunhosa-a-Velha), já que, na margem esquerda, tais impactos se distribuirão por Seia e Gouveia, será permitir que, por razões que a razão desconhece e por claro mas injustificado e imperdoável desinteresse, outros aproveitem em exclusivo do que, legitimamente, deverá ser partilhado.

As populações de Abrunhosa do Mato têm a isso todo o direito.

Compete aos responsáveis políticos garantir o reconhecimento de tal direito e, como tal, a mudança do nome anunciado para o de BARRAGEM DE ABRUNHOSA DO MATO-GIRABOLHOS.

As populações julgá-los-ão pelo que, agora para o facto alertados, se interessarem por fazer!

Ao CDS-PP reconhecerão o papel determinante que entendemos assumir em termos da promoção e desenvolvimento do nosso Concelho e das populações que nos habituámos a servir.

Mangualde, 18 de Abril de 2008
Comissão Política Concelhia de Mangualde do CDS-PP


José Carlos Almeida Ribeiro
(Presidente da Comissão Política)


PS:
Se tiver interesse em conhecer em pormenor o projecto da Barragem, entre em:

http://www.inag.pt/images/diversos/temporario/Seguranca_de_barragens/PNBEPH_Anexo08_Girabolhos.pdf
Ao longo de 31 páginas vai poder tomar contacto com:
1 - Caracterização do Aproveitamento
2 - Aspectos económicos
3 - Aspectos sociais e ambientais
Desenhos (vários)
__________________
Tendo sido colocado como comentário num artigo no Blog da Abrunhosa do Mato e por ser importante, é dado o destaque merecido publicando-o na íntegra.

Como não são públicas nem conhecidas quaisquer medidas tomadas pela nossa Autarquia no que se refere à construção da Barragem de Abrunhosa do Mato – Girabolhos, tanto no sentido de se acautelar eventuais prejuízos ou benefícios às populações envolvidas, desconhecendo-se quaisquer reuniões tidas ou agendadas, tomadas de posição conjuntas ou individuais entre autarcas dos municípios, de forma a salvaguardarem as populações em causa, bem como novos projectos e acessibilidades que este projecto poderá potenciar, lamenta-se que as forças políticas até à data nada prenunciem e nada informem.

Parece andarem em êxtase pela grandiosidade do projecto, esquecendo-se que este envolve os cidadãos dos Concelhos que abrange, que merecem amplos esclarecimentos e uma posição firme por parte dos responsáveis que se elege.

1 Comentário(s):

Anonymous Anónimo disse...

As grandes obras deste governo, como esta da barragem que deveria ter o nome de Abrunhosa do Mato, por ser a localidade mais próxima, com melhores acessibilidades ao local e que sempre explorou mais os recursos que o rio oferece, são sempre afinadas pelo mesmo tom. A ardilosa técnica é a seguinte:

- Investir um pouco do que se extorquiu a mais à plebe em mais imposto para pagar algumas participações em empresas, estudos e projectos de institutos ou consultores amigos;
- Pôr os privados a realizar e pagar as “grandes obras” com dinheiro que não têm, que vão ter pedir a financeiras e de o pagar com juros,
- Concessionar a exploração dos parcos recursos do país ao preço da chuva por mais de 60, 65 ou 100 anos aos amigos do “gangue dos tubarões” que são sempre os mesmos – os da ceita.

É certo que as obras acontecem quando nos aproximamos dos períodos eleitorais. Mas também é assim que se hipoteca o país por muitas gerações. Que Grandes Obras?!... Parabéns ao Governo que diz e cumpre quando lhe interessa.

Com em maioria o Estado dá-nos exemplos como estes e sem ela a CMM não consegue fazer um mera parceria publico-privada para realizar obras fundamentais e estruturantes no concelho, será que estão o PS Mangualde está a espera de se instalar no poder para usar a mesma receita?

Como a memória é curta nunca se sabe.

Mocho do Terreiro

11:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página inicial