24 janeiro 2008

Barragem de Girabolhos - Será que é desta?

No dia 7 de Dezembro de 2007 foi apresentado pelo Ministro do Ambiente, Nunes Correia, o Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH), onde se prevê para o Rio Mondego a construção da barragem de Girabolhos.

Agora, com novo projecto, eis as principais características de aproveitamento do potencial hídrico da barragem de Girabolhos, inserida na cascata do Rio Mondego, que será precedida a montante pela igualmente anunciada barragem de Asse-Dasse e a jusante pela futura barragem de Midões, todas antes da Aguieira:

- Custo aproximado de 102 milhões de euros;

- Abóbada em betão, com uma altura de 87m a uma altitude de 307m destinada a reter água à cota de 300m e com um coroamento em curva ao longo de 460m;
-Albufeira com uma capacidade total de armazenamento de 143 hm3 que inundará uma superfície de 5,24km2 à quota máxima;

- Circuito hidráulico constituído por um túnel de 5,8 quilómetros e 5,5m de diâmetro com queda nominal de 114m a 70m3/s,


- Central hidroeléctrica em caverna com uma potência instalada de 72 Megawatts (99 Gwh/ano) situada próxima do local de restituição ao rio.









Fonte: IMAG

Agora que tanto se fala no aquecimento global e em diversificar as fontes energéticas, que se investe e evolui nos aproveitamentos eólicos sobretudo no advento que são as turbinas MagLev (com desempenhos elevados), nos índices de CO2 que as barragens afinal também libertam, nas quotas de CO2 impostas como metas ambientais, na necessidade de preservação da biodiversidade e do habitat de espécies - será que faz sentido construírem-se mais barragens?

Para uns seria bom que se descobrissem "gravuras rupestres" no vale do Mondego (se bem que não se sabe se existem pois nunca se procurou - sabe-se lá!? …); ponderando os custos e os benefícios que possa trazer a construção da barragem de Girabolhos outros acham que, já devia estar feita há mais de 50 anos e que devia trazer novas acessibilidades condignas à outra margem. Que se entendam, pois ainda não se vislumbra a descoberta da fusão nuclear a frio para já e a factura energética é cada vez maior.

Com tantos projectos, intenções, hesitações e adiamentos, os habitantes de Girabolhos até já dizem que deve ter sido uma praga rogada pelos Abrunhosense que sentindo-se injustiçados por não verem o nome da sua terra atribuído à barragem, por inveja lhe lançaram uma macumba qualquer para impedir a sua construção, não fosse a Abrunhosa do Mato o local mais próximo da anunciada barragem.

Uma coisa é certa: este e outros projectos para o rio Mondego, Abrunhosenses, Girabolhenses e os outros habitantes das localidades afectados pelas albufeiras, são como São Tomé – ver para querer. Só quando começarem a ver subir os paredões das barragens é que acreditarão que vão mesmo existir novas barragens no rio Mondego.

E os leitores? Concordam ou discordam com este projecto?
Acham que é desta que se constrói a barragem ou será mais um projecto para a gaveta?

17 Comentário(s):

Blogger Neoarqueo disse...

Alex, eu particularmente espero sinceramente que sim. Primeiro porque há-de trazer desenvolvimento à nossa terra e às do outro lado do Mondego. Em segundo lugar porque em termos económicos para o País há-se concerteza ter um impacto positivo. Em terceiro lugar por uma questão de credibilidade jornalística da minha pessoa, pois há já alguns anos escrevi, tal como tu fazes hoje, com fotos e tudo, no Jornal "Terreiro", versão papel, e lá tive a ingenuidade de garantir a quem me leu que era daquela que a barragem ía para a frente...pois não foi. Espero então que seja desta. Uma quarta razão é que efectivamente podem descobrir-se gravuras rupestres, só espero que seja a jusante...
Por último, uma questão emocional: era bom que fosse feita e o meu pai visse, pois ele é dos que se lembra, como muitos abrunhosenses, em garoto ouvir falar e ver as movimentações para a tal barragem...entretanto ele já tem uma idade respeitável.

11:32 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

uma barragem em abrunhosa do mato, onde é que já ouvi isto? seria bom.

11:10 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Olá caro Alex

a barragem só peca por tardia.
Pois, como disse o compadre, teoricamente já está feita á alguns anos... Na prática ainda temos que esperar... só desejo que a espera não seja longa.

Iria, com certeza, dar um "empurrãozinho" no desenvolvimento de Abrunhosa e isso, quiça, fixaria alguns jovens.

Esperar para ver e ter esperança.

Um Grande Abraço da Alemanha para ti e família.

Zé Marques

11:52 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Eu acho que éra positivo e oxalá a consruam para desenvolvimento do país mas o problema é que eles falam, falam mas fazer tá quieto...É isso que eu critico no meu post...portugal podia ser independente e até exportar no sector das novas energias mas como os governos só pensam é nos seus cargos e seus ordenados....o país não se desenvolve, só a carteira deles.
:-(

Abraço

8:03 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Meu caro Alex
Finalmente a boa nova.
Será?
Esta barragem vem trazer uma nova janela de oportunidades para o Concelho de Mangualde e o mesmo para a Abrunhosa. A começar os acessos à futura barragem e aos estaleiros das obras vão ficar na margem do lado da Abrunhosa.
Os acessos a Gouveia podem sofrer grandes alterações, pois a estrada terá que alterar o traçado actual e se aproveitar a barragem a nova estrada vai passar na Abrunhosa do Mato.
Segundo o que sei no lado de Seia e Gouveia já se anda a falar dos futuros traçados das estradas de acesso à serra e ao futuro túnel da serra a pensar na nova realidade com a barragem.
Na parte de Mangualde não vejo nenhuma reacção, mais uma vez os líderes do nosso concelho estão sossegados a ver passar a água. Não achas?
Segundo o que parece a barragem será construída perto do santuário dos acampamentos de Verão. Penso que os saudosos campistas dos anos 80 não vão criar nenhum movimento contra a barragem. Pelo contrário.
Além disso, nestas paragens não existem Camelos. Vamos aguardar que em 2009 não se alterem as prioridades.
Um abraço
Joaquim Lúcio T. Messias

11:14 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Amigos e vizinhos Abrunhosenses
Eu sou Girabolhense e nós, os do outro lado, já tivemos tantos dissabores com o constrói o e não constrói que agora só quando as coisas começarem iremos acreditar.

Atenção a todos, não vamos esquecer que, se não construirem uma estrada que passe pela barragem, os beneficios das nossas terras vai ser minimo. Atenção aos lobis que pretendem a ligação gouveia/Mangualde muito a montante.

Vamos pressionando os nossos autarcas não vão eles deixarem-se dormir


Um abraço de boa vizinhança colaborante

AJNA

9:55 da tarde  
Blogger Alex disse...

AJNA, seja bem-vindo ao blog da Abrunhosa do Mato

Espero que esta barragem ligue finalmente as nossas Aldeias de Abrunhosa do Mato e Girabolhos. Proponho, para o dia da inauguração, à semelhança do que se fez na ponte Vasco da Gama em Lisboa, que se faça um grande almoço simbolizando a união de duas terras que apesar de estarem tão perto sempre estiveram tão longe.

No que se refere à ligação a Seia/Gouveia, se os desenhos que foram publicados aqui no blog estiverem correctos e as escalas acertadas, não me parece que a barragem a construir se preste à função de grande ponte, pois o tabuleiro não aparenta ter largura suficiente para esse fim. Por esse motivo não antevejo “grandes vias” por cá e do pouco que conheço do projecto, apenas encontrei referências ao encargo com a construção de uma ponte em substituição da ponte Palhês na N232, o que será lógico pois esta vai ficar submersa e tem que ser necessariamente substituída.
Por isso antevejo mais estradas em mau estado por causa das obras do que grandes oportunidades imediatas. Será também o fim do sossego e de uma série de parcelas de terreno que vão ser expropriadas ao preço da chuva. O que não admira... Depois de terem passado mais de meio século com a morte anunciada, sem investimentos, desvalorizados e ao abandono, que mais se poderia esperar...

Joaquim Lúcio T. Messias,
Quanto aos líderes sossegados do concelho, não sei que dizer... Como já não moro por aí há muitos anos é-me difícil poder ser crítico. Não devo ser injusto com dirigentes capazes apelidando-os de preguiças dromedárias, ou o inverso, sendo estes uns camelos...

Um abraço

12:53 da manhã  
Blogger Unknown disse...

O Grupo Cultural e Recreativo de Santo Amaro de Azurara vai proceder ao lançamento do mais recente livro do Dr. António Luís Marques Tavares, colaborador deste Jornal, cujo título é “Sepulturas escavadas na rocha nas Freguesias de Cunha Baixa e Espinho - contributos para A História da Alta Idade Média numa micro-região”.

A obra será lançada nas instalações do GCR de Santo Amaro de Azurara no próximo dia 2 de Março de 2008, pelas 15.30H, contando com a presença de diversas individualidades culturais e intelectuais de Mangualde e do país.
O GCR e o autor da obra contam consigo neste acto cultural.

10:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Sou o Rui, o irmão da Izilda, é estou a escrever por dois motivos:
mandar um abraço e registar o blog de um grupo de música tradicional em quer participo dda vila de Sátão onde moro.
grupozaatam.blogs.sapo.pt

Um abraço Rui CRuz

1:01 da tarde  
Blogger Freaky disse...

Espero que sim que seja desta pois penso que a Abrunhosa precisa de alguma coisa que a ajude a levantar para ser o que uma vez ja foi, e porque nao uma barragem.
Mas isto nao quer dizer que a Abrunhosa nao seja o melhor lugar no mundo, porque é e sempre será.

6:55 da manhã  
Blogger henteix disse...

OLA.TENHO UN TERRENO NA ABRUNHOSA NAO TIVE ENTUSIASMO PARA CONSTRUIRE .DEPOIS DE LER ESTE ARTIGO.PARA A FRENTE COM ESSA BARAGEM

8:23 da tarde  
Anonymous AJNA disse...

AJNA
Estive este fim de semana no local onde irá ser construida a bem desejada barragem. Fiquei de bem comigo, por um lado porque pude recordar o local de brincadeira quando era garoto, por outro, fiquei satisfeito porque, do outro lado do rio, havia muita gente, Uns pescavam outros, provavelmente agarrados a um bom naco de presunto
Contudo, do lado de girabolhos, muito se especula, ninguém conhece qual é o novo projecto que a ENDESA apresentou. Uns dizem que,para além da barragem propriamente dita, irá ser construida outra para os lados da Urtigueira. Ficará com 20 metros de altura e servirá para reter as águas que depois serão bombiadas. Especula-se que afinal a construção da barragem irá permitir a passagem viaturas. As espectativas são muito grandes, só espero que a montanha não pára um rato para os lados de Girabolhos.
ALEX - Não está esquecida a organização duma grande festa convivio quando as obras estiverem concluidas. Já comecei a espalhar a ideia e tem sido bastante acolhida

7:48 da tarde  
Anonymous Francisco disse...

Olá,

Eu gostaria que as pessoas que defendem que a construção da barragem vai trazer desenvolvimento à região me explicassem sob que forma virá esse desenvolvimento.

Obrigado.
Cumprimentos.

3:11 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Francisco

Duma forma muito simplista digo:
1º - Com a construção da barragem, pelo menos durante 6 anos, não vai faltar emprego para o tipo de desempregados que mais temos na região, que é o braçal.
2º - Numa zona do interior como é a nossa, a barragem e a albufeira vai servir de pólo de tracção turística.
3º - Vai fixar mais as populações.
4º - Vai fazer regressar muitos naturais mormente os reformados até agora ausentes.
5º - É o despertar de uma região que estava a morrer e que passa a mexer, passa a ter movimento,há novidade, há procura, passa a haver oferta.
Isto é que tras o desenvolvimento. Isto e desenvolvimento.

11:01 da manhã  
Anonymous Alexandre disse...

Fale-se tanto da barragem, mas são se FALA O QUE É REALMENTE IMPORTATNE.

Será viável a barragem de Girabolhos para as populações de Girabolhos e Abrunhosa do Mato?



Além de ser bastante importante a construção da barragem para a economia nacional, ninguém fala de um outro ponto, este sim de extrema importância e á muitos anos ambicionado pela populações de Girabolhos e Abrunhosa do Mato, que é o paredão da barragem servir de ponte de ligação entre os concelhos de Seia e Mangualde.
Segundo se consta, ainda não existe nenhum projecto para o traçado que liga os dois conselhos. Ao verificar que não existe nenhum traçado a VIABILIDADE da barragem para as populações de Girabolhos e Abrunhosa do Mato será rigorosamente NENHUMA, trazendo até consequências para a vida quotidiana visto que nestas mesmas populações não existe actividade industrial. Digo isto, porque vão desaparecer muitos terrenos agrícolas essenciais para a subsistência de algumas famílias destas mesmas localidades.
Se perguntarmos às população destas localidades sobre o facto de não existir um traçado que liga os dois concelhos, na maioria, se não na totalidade, afirma com grande desilusão que a barragem não é BEM-VINDA. Se na realidade não existir intenções de construir esse traçado, alerto para os autarcas de Seia e Mangualde a oportunidade que estão a perder de utilizarem mais uma vez verbas vindas da U.E para um traçado nacional. Se mesmo assim não tiverem essas mesmas verbas, acho que era de bom agrado pela parte autarquias de Seia e Mangualde chegarem a um acordo para uma via municipal.
As vantagens deste traçado são enormes para que as autarquias fechem os olhos. Se repararmos o turismo é a principal vantagem tendo estas duas frentes, tanto no turismo que a albufeira de Girabolhos irá provocar, bem como na ligação á principal porta da entrada da Serra da Estrela, que é a cidade de Seia. Contudo o concelho de Mangualde também tem a ganhar com este traçado, aproveitando a ligação da A 25 que por ali no futuro passarão milhares de turistas pela cidade de Mangualde.
Uma outra vantagem é as ligações sociais bem como comerciais entre os dois concelhos, visto que esta nova ligação é bem mais viável do que as existentes da actualidade. Os acessos existentes na actualidade não são nada favoráveis ao "bom" relacionamento dos dois concelhos, visto que estas já não correspondem ás exigências de um país que quer crescer economicamente.

5:01 da tarde  
Anonymous AJNA disse...

Numa reunião aberta, realizada em Seia, com representantes da Empresa Endesa, na qual não estive presente, mas foi-me relatado por presentes nessa reunião, foi transmitido,entre muitas outras coisas, as seguintes que mais interessam:
- O paredão ser feito de forma a permitir a circulação de viaturas nos dois sentidos.
- O traçado da estrada é da responsabilidade das Câmaras Municipais da zona.
- Se as sondagens, que andam a ser feitas, o permitirem, a altura do paredão poderá ir até aos 127 metros.
- Do lado de Girabolhos, na cota mais alta, irá ser feita uma lagoas artificial que receberá águas bombeadas da barragem, e que servirão para accionar turbinas.
Deduzo que haverá turbinas accionadas com a águas da barragem e outras por águas vindas dessa lagoa.
- Junto à Urtrigueira irá ser feito uma mini barragem, com um paredão de 20 m de altura, para armazenamento de águas.

5:41 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E Vila Ruiva, vizinha da Abrunhosa. Alguem me sabe dizer se a barragem tambem vai beneficiar os terrenos de Vila-Ruiva ou nao?
Bonito Blog a provar que o interior de Portugal nao esta adormecido.

7:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Página inicial