08 janeiro 2008

1ª Exposição de Pintura de António Luís Marques Tavares


Revelação


Esta a decorrer entre 2 e 31 de Janeiro de 2008 no Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria, em Carregal do Sal, uma exposição conjunta de pintura de António Tavares e Ângelo Marques.

Os trabalhos destes artistas poderão ser observados de Terça a Domingo entre as 10:00 e as 12:00 horas e as 14:00 e 16:00.

Ao Dr. António Luís Marques Tavares, nosso conterrâneo, já lhe conhecíamos a veia artística no domínio da música, bem como a elaboração de excelentes trabalhos no domínio da História – Arqueologia, onde se podem ver bons desenhos de achados arqueológicos. Mas esta nova forma de expressão artística que agora tem a oportunidade de nos mostrar é uma verdadeira revelação.


Dados Biográficos dos Artistas

António Luís Tavares nasceu em Mangualde a 6 de Fevereiro de 1964. Desde cedo manifestou um gosto especial pelas artes. A guitarra foi o instrumento que o fez ingressar em diversos movimentos culturais dos anos 80. Os extintos Irmãos Abrantes ", "Duo do Colete", o Grupo de Fados de Mangualde e o "Trio só falta a Mãe" foram e constituem hoje as ligações musicais mais fortes.
No seu percurso académico foi na Universidade de Coimbra que em 1986 concluiu a Licenciatura em História – Arqueologia. Deixou desde logo marcas na investigação com a publicação de alguns livros de arqueologia enquanto estudante. Depois seguiram-se mais publicações e aguarda-se para Fevereiro de 2008 a sua última publicação.
Porém, a linguagem pictórica e escultórica sempre o fascinaram. Frequentando desde sempre os mais diversos ambientes artísticos, influenciado pelos grandes mestres, foi Picasso que lhe acordou o instinto.
Convivendo de perto com artistas como António Ferreira, Ângelo Marques, Carlos Pereira e Francisco Trigueiro, entre outros, o passo decisivo para finalmente pegar no pincel e dedicar-se às telas aconteceu em 2006, após a sua visita ao Museu do Prado e ao Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid.
António Luís Tavares transporta para as telas a exultação, a cor e os temas que; supondo um "cubismo fora de época", deixam transparecer uma versati1idade, uma plasticidade que constituem uma verdadeira proposta estética
Assinando como "António Luís” e como “Tavares" expõe pela primeira vez ao público neste espaço.

Ângelo José Andrade Marques, nasceu a 10 de Agosto de 1963, em Canas de Senhorim, passando a residir em Carregal do Sal, desde 1987.
O gosto pela pintura revelou-se cedo, ainda na adolescência, cujos dotes artísticos viria a desenvolver quando passou a frequentar o curso de Artes Plásticas no então FAOJ em Viseu.Porém a escassez de tempo disponível e a sua ocupação profissional foram adiando o percurso o percurso da sua actividade artística. Todavia, no alvor deste século o autor retomou a actividade de pintura como forma de expressão de sentimentos, emoções e sensações. Tal como proclamaram os orfistas do movimento de arte abstracta a cor também representa para o autor, "forma e tema".

Parabéns António Tavares e Ângelo Marques.
O Blog da Abrunhosa deseja-vos muito sucesso.

5 Comentário(s):

Blogger Al Cardoso disse...

Especialmente ao meu amigo Dr. Tavares a quem ja conhecia da net alguns trabalhos, os meus parabens!
Pena tenho eu de estar tao longe e nao poder ver a exposicao e ate quem sabe, adquirir uma dessas obras.
Bem haja caro Alexandre por divulgar dois grandes beiroes!

Um abraco d'algodrense a todos.

9:39 da manhã  
Blogger Freaky disse...

Parabens para o Mr. Antonio Tavares e que tenha muito sucesso.
As pinturas que vejo aqui sao bastante interessantes.

Sorte.

2:19 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Sim Senhor...já lá vou dar os parabêns ao «NeoArqueo» no seu Blog :-)


****Bom Ano Novo****
Felicidades e Saúde!


Obrigada lá pela visita :-)

11:21 da tarde  
Blogger Neoarqueo disse...

O meu amigo e colega Ângelo encomendou-me, nesta semana que estivemso em "retiro espiritual" na Praia d'El-Rey, preparando o 2008 que se avizinha, encomendou-me como dizia que agradecesse em seu nome a divulgação do evento e fez o convite a todos para lá irem dar uma espreitadela. Faço minha as palavras do Ângelo, e agradeço os elegios, mesmo sem conhecerm as pinturas o que prova agrande amizade que quem por aqui escreve nutre por mim. Quanto a ti Alex, Bem-haja.

10:18 da tarde  
Blogger JL disse...

Trê artigos de uma assentada... Não há fome que não dê em fartura! :-)


Também lá quero ir ver, porque conheço os artistas e algumas das suas obras. Recentemente fiz uma visita guiada às obras expostas do António Tavares e gostei bastante.

Boa sorte a ambos

5:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página inicial