23 maio 2007

Festa em louvor do Senhor do Calvário

Do Alto das Fiandeiras
Por Manuel Luís Costeira

Nos próximos dias 2 e 3 de Junho, a Capela do Senhor do Calvário recebe muita animação religiosa, pois é naqueles dias que se realiza a festa do seu padroeiro, perdendo-se no tempo e na memória das pessoas o início destes festejos.
Esta devoção tem passado de geração em geração até aos nossos dias.

Por o grande amor às raízes que os nossos antepassados nos legaram, as pessoas de Abrunhosa vão subir à capelinha e pedir protecção ao Senhor dos Aflitos.

Há outros lugares de culto, podemos rezar em todo lado, mas, neste simples e bonito santuário, torna-se convidativo, mais natural. Já por diversas vezes escrevi o que os nossos avós diziam: "Só nascendo nesta aldeia se compreende melhor o significado desta festa".

Ao que nos é dado saber e pelo programa divulgado, este ano, mais uma vez, a festa promete pela qualidade e diversidade.
Sábado (Dia 2)

Tarde cultural
21:30 - Actuação da Tuna de Santo André.

Domingo (Dia 3)

08:10 - Chega a Banda Filarmónica de Abrunhosa-a-Velha.
10:00 - Sairá a bonita procissão pelas ruas da aldeia acompanhada pela referida Banda Filarmónica.
11:00 - Missa Campal com pregação alusiva ao dia.
14:00 - Actuação das "Fantásticas" .
17:00 - Actuação do rancho Folclórico "Os Lavradores de Cubos".
21:00 - Arraial até altas horas com o conjunto "Brinco Baile".

São Comissão o Sr. Júlio Manuel Martins de Almeida, Sr. Luís Manuel Lopes Costa, Sr. Celestino Marques e o Sr. Fernando da Silva Cambezes, que tudo farão para termos uma boa festa.

Do Alto das Fiandeiras, uma vez mais, endossamos o convite às povoações vizinhas para, nestes dias, se juntarem, a fim de adorarmos o Senhor do Calvário.

Venham, pois, até nós. Abrunhosa receber-vos-à com toda a dignidade como é seu timbre.

A entrada, como sempre, é franca.

5 Comentário(s):

Blogger Al Cardoso disse...

Se estivesse por essas bandas, nao perderia a oportunidade de ai ir, que mais nao fosse para rever amizades e conhecer outros amigos virtuais, noutra altura sera se o "senhor do Calvario" permitir!

Um abraco d'Algodres com votos de boa festa.

7:54 da manhã  
Blogger Neoarqueo disse...

Bem, no S´sbado não, porque tenho espectáculo, mas no Domingo lá terem,os que ir prestar a devida homenagem e beber a tal bejeca e comer o tremoço...

5:34 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

mais uma vez nao posso compareçer a esta festa, e que saudades que eu tenho de xincar la umas malgas de tinto e claro o respectivo tremoço

um abraço

9:42 da tarde  
Blogger Alex disse...

Infelizmente também não vou estar presente.
Bem queria ir - mas não posso.
Lá fica a por fazer a visita ao cemitério, os púcaros por beber, o tremoço por comer, a volta à capela para amansar por fazer e a moçoila do grupo brinco baile por ver.
Divirtam-se ...

11:33 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Mais uma vez nao poderei estar presente, pena tenho de nao poder desfrutar do belo convivio, do sumo da videira e do tremoco....

Um abraco....

JOTINHA.....

12:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página inicial