13 junho 2006

Obras na Igreja – II



Está a ficar linda e acolhedora a Igreja do Imaculado Coração de Maria.


As obras iniciaram-se no dia 17 de Janeiro e está previsto que acabem no dia 15 de Agosto, data em que se realiza a festa da padroeira da Igreja.


Os principais trabalhos consistem na:
- Substituição da telha e arranjo do telhado;
- Reconstrução dos tectos das duas naves;
- Melhoria e substituição do sistema eléctrico e de iluminação;
- Colocação de pavimento em madeira:
- Colocação de novos guarda ventos em madeira;
- Substituição das portas internas e externas deterioradas;
- Pintura do interior e exterior da Igreja,- Recuperação da torre sineira.

Para além destas intervenções, inicialmente previstas, ir-se-á proceder-se à instalação de um sistema de aquecimento, à iluminação do interior da torre sineira e das fachadas com holofotes que serão embutidos no chão do adro da Igreja.

O custo das obras ronda os 125 mil euros. Já foi atribuída uma verba de 75 mil euros, há a promessa da CMM e Junta de Freguesia de contribuírem com 10 mil euros e 5 mil euros, respectivamente. Os restantes 35 mil vão ter que ser angariados.

As contribuições podem ser feitas mediante:


- Depósito ou transferência para conta do Milennium BCP com o NIB 0033 000045274226783 05;

- Cheque ou vale do CTT a ordem de Fábrica da Igreja da Paróquia de Cunha Baixa - Comissão de Abrunhosa do Mato - a enviar para as seguintes moradas:

Padre Joaquim Lopes dos Santos
Adro da Igreja
3530-050 Cunha Baixa

António Fernando Cruz Ribeiro
Rua Senhor do Calvário
Abrunhosa do Mato
3530-050 Cunha Baixa

José Rodrigues Pais
Travessa do Ribodeira, 1
Abrunhosa do Mato
3530-050 Cunha Baixa

Joaquim Manuel Lopes Duarte
Largo da Fonte da Bela, 7
Abrunhosa do Mato
3530-050 Cunha Baixa

Os apoios concedidos podem ser deduzidos em IRS.
Contribui

26 Comentário(s):

Anonymous Anónimo disse...

espero que consigam os apoios necessarios para a conclusao da obra. a ver vamos se nenhuma das entidades referidas para dar o apoio nao falha!boa sorte

10:18 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

O Cheque é em nome de????

6:44 da tarde  
Blogger JL disse...

Obrigado Alex, pela divulgação. O cheque deve ser passado em nome da Fábrica da Igreja da Paróquia de Cunha Baixa.

10:51 da tarde  
Blogger Alex disse...

O artigo foi actualizado.
Obrigado.

12:37 da manhã  
Blogger Crónicas de Ariana disse...

Espero que realmente haja o contributo da CMM e JFM para estas obras, uma vez que outras obras de igrejas também foram apoiadas (pelo menos é o que dizem), porque estas iniciativas são importantes!

7:33 da tarde  
Blogger Al Cardoso disse...

Caro Alex:
Tenho uma duvida, sendo a Abrunhosa do Mato parte da freguesia e paroquia da Cunha Baixa, esse templo nao deveria ser chamado Capela?
Ou ha duas igrejas na mesma paroquia?

3:48 da manhã  
Blogger Alex disse...

Al Cardoso
Pois... tem toda a razão.
"Tecnicamente" o nome é Capela do Imaculado Coração de Maria. Mas, como é uma grande capela, todos a chamam de igreja.
Um abraço

10:08 da tarde  
Blogger JL disse...

Não, não. É mesmo Igreja. Não se trata de uma "alcunha". É Igreja do Imaculado Coração de Maria. Como sabem, uma das coisas que distinguem as capelas das igrejas (não é o tamanho) mas sim o facto de terem, as segundas, sacrário ou não (as primeiras). Esta é Igreja. Apesar de, como diz e bem o amigo Albino, a sede da Paróquia ser na Cunha Baixa. Aí se encontra a Igreja Paroquial.

Um abraço

11:55 da tarde  
Blogger Al Cardoso disse...

Parece que nao existe acordo entre os amigos Joao e Alex, nem sabia que a existencia ou nao de sacrario, e o que diferencia uma capela de uma igreja.
Estamos sempre a aprender.

Bem hajam e sorte para Portugal amanha.

Um abraco para os dois.

4:46 da manhã  
Blogger Alex disse...

Al Cardoso
O amigo JL deve ter tirado 20 valores na catequese e ainda sabe tudo na ponta da língua.
Também tenho ouvido e lido referências à nossa igreja designando-a de capela.
Será que o sacrário não está lá desde a sua inauguração e foi introduzido mais tarde? Ou seria força do habito popular de dizer “capela”? Não nos podemos esquecer que a Igreja vem substituir uma capela que foi demolida e que em parte foi feita com a sua pedra.

Um abraço
Viva Portugal

10:08 da manhã  
Blogger JL disse...

Hehehehe... Agora estiveste bem, Alex... Com que então 20 valores! Tu eras um faltista. Ias aos ninhos de merlo :-)

Um abraço

7:22 da tarde  
Blogger JL disse...

Alex, se não te importares uma das fotos vai servir de base na ilustração dos convites para a inauguração. Se te importares será usada na mesma hehehehehe. Um abraço

11:38 da tarde  
Blogger Alex disse...

Não me importo nada. Posso enviar-te as fotos com mais resolução se quiseres.

11:21 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Amigo João,

20 valores na catequese?? Bolas, são muitos valores. Mais que os mandamentos.
Eu não me lembro de ter sido submetida a uma avaliação quantitativa na catequese que frequentei.
Lembro-me, todavia, que a distinção entre capela e igreja não decorre da existência ou não de sacrário, mas sim da importância que a mesma assume no seio da população e por desígnio eclesiástico. Ou seja, enquanto a igreja é o templo principal, está adstrito a uma paróquia e é palco frequente e regular das práticas religiosas, a capela é um templo secundário, co-existe ou não com a igreja paroquial e só esporadicamente é palco das referidas celebrações. Aquelas têm necessariamente um sacrário, enquanto estas últimas podem ter ou não.

Mas atenção, eu não fui avaliada na catequese.

11:27 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Diz a wikipédia que capela é:
"Capela é um templo cristão secundário. Normalmente são locais para atendimento religioso de grupos específicos de pessoas ou comunidades religiosas. São usuais as capelas de colégios, universidades, presídios, conventos, quartéis, castelos, fazendas etc."
Agora o resto não sei.Mas o padre Joaquim ainda é capaz de se lembrar

7:42 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ora nem mais.
Porque não perguntam ao sr. Pe. Joaquim dos Santos a razão de ciência da distinção?

11:14 da tarde  
Blogger crt disse...

Será que posso perguntar, sem ofender, à pessoa que assina por "scp" se é sacerdote?

Por acaso não é o Sr. Pe. Joaquim?

(gosto de saber de quem recebo os ensinamentos, para poder ajuizar da sua validade - perdou-me a sinceridade)

12:40 da manhã  
Blogger crt disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

12:47 da manhã  
Blogger crt disse...

Amigo João Lopes,
Não obstante os seus 20 valores, continua disposto a debater conhecimentos religiosos comigo?
[despida de qualquer intenção presunçosa, posso dizer-lhe que tb eu fui catequista, fiz parte do grupo coral, li leituras e colaborei com o pároco da minha paróquia na dinamização dum gupo de jovens]

12:49 da manhã  
Blogger crt disse...

scp,

Garantidamente, não o conheço. Não faço ideia de quem seja. A informação de que foi seminarista e está ausente do país há vários anos leva-me a afirmá-lo. Além disso, não sou de Mangualde.

Ninguém é, defendo eu, detentor da verdade absoluta. Nem é essa a discussão que eu pretendo fomentar. Desde logo, porque dificilmente conseguiraimos chegar a consenso do que é a verdade absoluta. Depois, porque eu só acredito em verdades relativas e subjectivas. O que é verdade para mim pode não ser para o outro. E não há uma só verdade, há várias, e todas relativas.

Quanto à discussão da matéria "religião", devo informá-lo que é de todos os temas aquele onde, não esquecendo futebol e politica, me sinto menos à vontade. Não domino, sei pouca coisa e considero-o tão místico, enigmático e insondavel que não me atreveria a dicuti-lo. Quando muito, uma mera troca de ideias e entre amigos.

O desafio que deixei ao JL é meramente provocatório e o mote para brincar. Tem, exclusivamnete, a ver com o facto de eu ter achado piada aos 20 valores, quando toda a gente sabe que não há (penso eu) avaliação na catequese. Mas não me atreveria!! Não aceito desafios que sei, à partida, que vou perder.

Um abraço "asnático".

9:31 da tarde  
Blogger Alex disse...

Fui ao dicionário ver a definição de capela e fiquei na mesma.
Continuo a achar que o argumento do JL (existência de sacrário) é o mais coerente.

3:12 da tarde  
Blogger JL disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

6:40 da tarde  
Blogger JL disse...

Caros amigos,

A dúvida aqui colocada obrigou-me a recorrer a um Padre meu amigo que me ajudasse a esclarecer a diferença entre Capela e Igreja.
Ora, segundo ele, no passado a diferenciação era feita em função da importância do lugar e a Igreja, instituição, determinava segundo os seus critérios de importância se aquele templo deveria ser considerado capela ou igreja. Perante isso colocava o sacrário e/ou baptistério no templo definido como igreja. Hoje e de acordo com o novo direito canónico todos os templos são igrejas e aquela distinção desapareceu. Todos têm o mesmo grau de importância diferenciando-se apenas as igrejas matrizes que são aquelas que, por norma, se encontram na sede da paróquia.
Espero ter contribuido para um melhor esclarecimento de todos. Contribuí para o meu, pelo menos :-)

6:42 da tarde  
Blogger crt disse...

Amigo João,

Há-de reparar que, no essencial, o que acaba de transmitir não é asim tão diferente do que eu inicialmente adiantei. Quer até parecer-me que, com excepção de pequenas nuances, a trave mestra está lá. Tem o mérito de ser uma opinião informada, esclarecida e que procede de quem é entendido nesta matéria ( o seu amigo Padre).



Scp,
Acabou de me dar um bom exemplo do que são verdades relativas e subjectivas. O futebol para si é união, força, amor...
Para mim é intriga, investimento sem escrupulos, corrupção, tráfico de influências, rasteiras, e tudo o mais vil que possamos imaginar. É um mundo complicado, acredite. Nós é que só conhecemos alguns "recortes" desse mundo e desconhecemos os bastidores.
A politica (seja qual for o modelo) é, de facto, um dos pilares essenciais de qualquer sociedade. Representa uma forma de organização civilizacional. Mas pouco sei, lamentavelmente, sobre o assunto.
Já a religião, não penso dever discutir-se mas sim interiorizar-se. E eu interiorizo-a muitas vezes, à minha maneira e a única que sei fazer bem.

9:49 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Very nice site! »

11:18 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! » »

9:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Página inicial