15 maio 2006

Água

A Abrunhosa do Mato é uma terra farta em água. Mas a partir de Agosto, quando a população quase duplica devido à chegada dos emigrantes e há necessidade de maior consumo, o precioso líquido falta nas nossas torneiras. Os lençóis freáticos baixam e a reposição é mais demorada. Para reabastecer os depósitos da rede pública e para que a água chegue a todas as casas são feitos cortes temporários.
Mas numa terra com tanta água é possível encher os depósitos com mais rapidez.
Não se podem fazer mais furos para reforço das captações?
E que tal prolongar-se até à Abrunhosa o ramal que vêm desde o rio Dão e que abastece a Cunha Baixa?

E se construíssem a barragem do Rio Mondego?

A água aí apresada poderia abastecer todo o concelho e até chegar a Viseu.

Como esta situação se repete há tantos anos e nunca mais se resolve é caso para perguntar:

Quando é que a Abrunhosa deixa de passar o verão a conta gotas?

9 Comentário(s):

Anonymous Anónimo disse...

Infelizmente cada ano q passa as coisas pioram. Muitas das vezes nem as torneiras das fontes deitam uma pinga de agua.
Ja é altura de fazerem alguma coisa...

11:37 da tarde  
Blogger Neoarqueo disse...

Aqui está uma boa questão. Um problema que urge resolver.
Muita gente (eu incluido)vai tendo sortepois tem poço nos quinatis e dá para abastecer sem problemas, mas outras...
Agora, também sei que o problema afinal não estava só no "T", pois continua. É preciso ir ao âmago da questão...

9:15 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

É verdade aqui está uma grande questão e eu penso que cortando a água ainda é pior porque quando ela vem todas as pessoas enchem os pucaros e esgota num istante, no dia seguinte quando a água regressa, deitam fora alguma que resta porque já apanhou pó e voltam a encher os pucaros, assim grande parte desta agua é desperdiçada, mas os politicos lucais lá sabem!!!!

bom Alex na foto do poço está uma erva que eu não sei o nome mas sei que esta erva em vila ruiva é usada para tratar os equizemas da pele, nós damos-lhe o nome de erva coradeira, e esta ehm!!!

11:16 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Penso que basta que haja eleições próximas a qualquer Agosto… no ano passado não houve falta de água em Agosto em terra nenhuma e no entanto rezam as crónicas que foi dos anos mais secos de que há memória.

Um abraço

7:30 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Barragem é só uma miragem, no papel na camara munucipal existém trés projectos para mini hidricas,esquecidas a muito tempo, sem solução para tal talvez seja o momento de alertar as massas que água no futuro será um bem muito precioso. Abraços.

8:30 da manhã  
Blogger Al Cardoso disse...

As barragens serviriram nao so para abastecimento publico e irrigacoes, como tambem para abastecimento de helicopetros em epoca de incendios, elas podiam e deviam ser feitas, ai e em muitos outros lugares, mas infelizmente nao ha dinheiro nem visao, principalmente visao.

Um abraco beirao.

8:38 da manhã  
Blogger Neoarqueo disse...

Ora, meu amigo Al, disse tudo: falta visão...

6:22 da tarde  
Blogger JL disse...

O objectivo primário da mini-hídrica prevista para o Mondego, em Abrunhosa do Mato, era para produção de energia. Isso não obsta que daí se pudesse abastecer uma boa parte do concelho com água.
Abrunhosa do Mato é, das aldeias do concelho, a que tem a melhor água. De tal forma que não necessita de grandes tratamentos. Mas urge resolver o problema do abastecimento. Sobretudo em épocas altas. Isso não invalida que cada um de nós não faça também a sua quota parte, tomando medidas que permitam uma racionalização do consumo. Encher vasilhas, por exemplo, é uma medida a evitar. Reduzir a capacidade dos autoclismos é uma medida a estimular.

10:23 da tarde  
Blogger Fornense disse...

aqui por fornos tambem havia esse problema nao fosse a proximidade da barragem d fagilde.. de inverno temos agua boa de furos antigos mas de verão ela seca quase sempre e la vem akela lexiviazinha para os nossos canais.. é o q ha e nem é mau comparado com mtas outras aldeias..
cumprimentos fornenses

9:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página inicial