05 maio 2006

Burra teimosa

Há alguns uns anos atrás para ajudar na lavoura, quase toda a gente na Abrunhosa do Mato tinha bois, cavalos, burros ou mulas. Geralmente estes animais tinham residência fixa nas lojas (nome vulgarmente dado às divisões térreas das nossas cassas). Mas alguns eram bastante teimosos...
Certo dia, depois da jorna uma burra teimava em não entrar no curral. O dono insistia, insistia, mas a Bonita não lhe obedecia. Desesperado depois de experimentar em vão todas as artimanhas habituais, começou a tentar empurrá-la para dentro do curral, mas a Bonita com as suas quatro patas bem assentes no chão, não se movia nem um milímetro.
Já muito furioso com a teimosia do animal e com as risadas e sugestões dos entendidos espectadores que hilariantemente presenciavam a cena, decidiu tomar uma posição de força.

Colocou-se debaixo do asno, encostou as suas costas ao peito da Bonita, agarrou-a pelas patas dianteiras, elevou-as do chão e começou a carregá-la para dentro do curral, dizendo:
“podes ser mais esperta do que eu mas, mais força é que não tens”.
Na Abrunhosa o tradicional provérbio “Antes quero um asno que me leve, que um cavalo que me derrube” passou a ter a seguinte variante: “antes quero que o meu dono me carregue para o curral, do que me empurre”.

16 Comentário(s):

Blogger Neoarqueo disse...

Conecço a história e o quanto já nos rimos com ela. Mas, ficas a saber que hoje, curei as videiras lá do quintal e o "tal" da burra passou e ao ver-me naqyueles trabalhos virou-se p'ra mim disse: "já a curar? ah...sim senhor, porra!!! esta é boa, o vinho dá muito dinheiro para se já andar a curar..." E lá seguiu e eu boquiabaerto nada disse... Para a próxima terei que ir ter com ele e perguntar se posso fazer na lavoura o que pretender fazer...
Não vá o diabo tecê-las...

11:09 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

"" Podes ser mais esperta, mais força do que eu é que não""!!

O autor desta frase é bem conhecido.

5:08 da tarde  
Blogger Zel disse...

Deu para rir, parece que em todas as aldeias, havia uma burra teimosa......eheheheheh



Grande abraço

10:06 da manhã  
Blogger JL disse...

E a par desta há outras histórias hilariantes com as quais nos podes deliciar, como aquela da bicicleta esticada :-)

12:50 da tarde  
Blogger Unknown disse...

São estas e outras como esta, que me convencem a dizer: O nosso povo é, sem sombra de dúvidas, o melhor povo do mundo … e arredores!

Quem diria em … o senhor já ainda existe e o burro? Já morreu ou ainda está no curral e só sai quando o dono o leva às cavalitas?

Abraços

12:24 da manhã  
Blogger [A] disse...

obrigada pelas simpáticas palavras no meu blog...
acho k a Abrunhosa é muito parecida à Meda..rs
...ou não fosse Beira Alta!!!por lá também uns quantos cromos e todos com alcunha!!!como a dum sr. que só tem dois dedos na mão direita, indicador e polegar, a quem chamam "o gatilho"...

a título de curiosidade: um dia destes fiquei a saber que a ilustre Lili Caneças é Beirã...rs..da Guarda!!!!

cumprimentos.
xxx

12:38 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

ahahaha!! por o que eu sei o autor da burra é o mesmo que curou a rama da batateira com ervicida,
Ó tsfm andavas a curar o mildio ó era com ervicida?

9:42 da tarde  
Blogger Alex disse...

Marafado, cá para mim o TSFM, a curar tão cedo, já foi à Matilde comprar uns kilitos de inxofar do mulhabil para as videiras.

1:21 da tarde  
Blogger Neoarqueo disse...

Tens razão marafado, é esse mesmo, e nem me lembrei desssa história senão tinha lhe falado nela. Escapou, o desgraçado...
Mas, ele há-de poisar, não tarda, pois passa junto à minha porta muitas vezes...

3:19 da tarde  
Blogger Alex disse...

TSFM, estás equivocado. Esse já faleceu há alguns anos, fez essas curas por ter problemas de visão (cataratas) e enganou-se nos pacotes - era vizinho.
Já não te recordas da letra que inventa-mos?!

Ó rama, ó que linda rama
Ó rama da batateira
Curada com Herbicida
No Soito e na Lameira

...
...
(já não me lembro do resto)...
Ouve-se o “Pitinh...” a chorar.

7:34 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Alex olha que não, olha que não, pergunta ó parante João Ma..q ele sabe

11:40 da tarde  
Blogger Neoarqueo disse...

Marafado, o Alex tem razão, o da rama das batatas é o J da P. o da Burra...bem esse não sei se á parante de alguém...

8:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Já me informei por estas bandas e parece que o Alex tem razão sim.
Quanto ó parante, esposa dele,minha esposa parece que há uma costela cruzada,( grande gente). olhá burra.

8:58 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

no minimo este cenário terá sido hilariante

10:47 da manhã  
Blogger Unknown disse...

É por essas e por outras que eu gostei de passar a minha infanto-juventude na aldeia.

Lá em terras de Tavares tínhamos o Chicão, que comprou uma pipa de 25 almudes e levou-a ás costas desde Mangualde até casa, uns malandros, como o meu avô Barrigana, convenceram-no que tinha que lhe meter alguns cântaros de água para esta embuchar durante a viagem.
São historias que ficam e há tantas….

Um abraço

8:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

ganda burricada

6:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página inicial