11 março 2006

O Rio Mondego – II

O Rio Mondego dista aproximadamente 2 Km da Abrunhosa do Mato. Limita a sul a nossa Freguesia (Cunha Baixa), Concelho (Mangualde) e Distrito (Viseu).

Nesta secção o solo é granítico com afloramentos rochosos. A erosão, com o decorrer dos tempos, escavou um enorme vale escarpado e abrupto em forma de “V” de difícil acesso.É um paraíso que estaria transbordante de vida se não fossem os malfadados incêndios e caçadores que, nos últimos anos, sistematicamente o têm vindo a destruir.
Neste verão o nosso conterrâneo “Speecks” esteve por lá. Tirou esta bela foto da levada do moinho junto à quinta da barca.
Vale bem a pena ir conhecer este pequeno paraíso. É certamente um bom exercício para quem gosta de caminhadas e tem espírito de aventura. Também pode utilizar um veículo todo o terreno para lá chegar. Se aceitar o desafio e por lá for passear, por favor, não faça lixo. Se fizer, leve-o de volta num saco.
Respeite a natureza.

Por Favor - preserve este espaço.

16 Comentário(s):

Blogger north disse...

Tenho algumas fotos espectaculares tiradas há dois anos nesse local que habitualmente são a imagem de fundo do meu computador! o sitio é impecável e, na minha opinião, não se devia fazer qualquer acesso para automóveis como já ouvi falar, é melhor manter assim como está, quem quiser ir que vá a pé que faz bem à saude e protege o local da poluição! claro que devem é deixar o local limpo!

11:39 da manhã  
Blogger Neoarqueo disse...

Abaixo daquelas pedras foi onde nós aprendemos a nadar, lembraste Alex? E na represa em cima era um mimo dar umas braçadas. Então tu quando aprendeste a mergulhar, não querias outra vida e ías lá para o fundo, subias a pedra e zás cá para baixo, diga -se de passagem:feito tolinho.
Mas tmbém junto a esta pedra magoei o dedo grande do pé, e era lá que o Zé-tó insistia em ficar coma cana a ver se os peixes picavam, mas népia...
Par já não falar do célebre acampamento( eu, tu e o Zé-tó e o Tobi, todos numa canadiana acanhadíssima)...

6:09 da tarde  
Blogger JL disse...

Já há muito tempo que não faço uma caminhada até ao Mondego. Tenho chegado apenas ao miradouro. Mas é um lugar espectacular. Até para a pesca. Não para mim porque não consigo ser pescador depois de algumas tentativas frustradas:-)

10:54 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Que belos dias ali passei no meio das mimosas em cima do moinho fizeram-se coisas inesqueciveis.Foi ali que aprendi a nadar,estive là este verao e vi que as pessoas nao se interesam em manter limpo o areal é pena porque deveriamos perservar o nosso MONDEGO xau até breve.

12:58 da tarde  
Blogger BlueShell disse...

Adorei o elogio!

e adorei o post. Conheço bem o Mondego!

Um resto de Domingo cheio de Paz
Jinho
BShell

4:44 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

para a pesca as coisas não andam bem. tudo poluído.
Conhecia bem o mondego, embora essa parte não fizesse parte das minhas passeatas e pescarias.
O mondego era um rio fabuloso. Quando os peixes iam desovar e subiam por aqui acima. a saltar pelas quedas de água . As barragens são necessárias mas.. a aguieira e o açude de coimbra e toda aquela obra de emparedar o rio até à figueira destruiram tudo.As enguias , as lampreias......Claro se a isso juntar-mos a radioactividade, o lixo, os esgotos.. pobre rio.. restam as paisagens e as fotografias que disfarçam ..
O que é que o sportinguista terá feito em cima do moinho?

7:10 da tarde  
Blogger Neoarqueo disse...

Mondego que na antiguidade se chamava MUNDA, que queria dizer, nada mais nada menos que: àguas claras, transparentes...
E esta hem?

7:15 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

tem tudo a ver....

já há imenso tempo que não passo por lá mas pelas fotos as águas claras e transparentes devem ter seguido rumo a Coimbra...
Bem... com essas características já nem nas torneiras de casa!

7:33 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Lindas paisagens do Mondego...espectaculares||


PS- a net voltou para mim...

Boa semana! ;-)

8:16 da tarde  
Blogger Zel disse...

Lamentavelmente com mais poluição, mas os nossos lugares ficam sempre no nosso coração, acredito que alguns ainda voltem a ser belos, pois os nossos filhos, já estão com uma mentalidade ambientalista, muito melhor que nós!!


Ainda me lembro de grandes pescarias no Mondego, e não só.....

8:57 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Bonitas fotos, que saudades.Sempre que vou aí faço uma visita com os meus filhos ao nosso Mondego,mas não fazemos lixo, só ums dejetositos mas são fertilizantes!!
tsfm, quanto ao nome do rio Munda interessante, mas agora podemos chamar-lhe águas imundas.

Um Abraço

11:03 da tarde  
Blogger BlueShell disse...

Um bom dia….de trabalho,
BShell

9:42 da manhã  
Blogger Unknown disse...

Este é talvez um dos belos cenários deste nosso concelho.
Já visitei essa encosta até ao rio. É lindíssima.
Quem teve a oportunidade de a “viver” intensamente, ainda por cima na altura da irreverência como foi o vosso caso, mais encanto deverá ter.

Também concordo que a limpeza terá que ser uma mentalização de todos. Um arranjo e limpeza global, condições de acesso melhoradas (acesso a pé, porque se fazem um estradão vão degradar e ajudar que outros degradem essa paisagem), com zonas de merendas etc, etc … essa zona merece.

Abraços

11:20 da manhã  
Blogger Fornense disse...

bem bonita mesmo essa ultima foto! devemos preservar sem duvida!
cumprimentos fornenses

9:38 da tarde  
Blogger a (Des)Empregada disse...

bem, belos sítios os da nossa Abrunhosa!!no verão é dos melhores sítios para se passear, levar com aquele ventinho bom do mondego... =) o certo é que já vi aqui por casa umas fotos do alex e do meu pai em outros tempos em grandes acampamentos no mondego!! isso é que é!! só custa a penosa viagem de regresso à aldeia... =/ bjinhos

8:16 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O Que faz falta é melhoram os acesos ao rio pelo caminho do trator.
BONS TEMPOS!
Um oasis por recuperar.

5:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página inicial