28 fevereiro 2006

Pôr a Abrunhosa no mapa - I

As pessoas de outras paragens, que nos visitam pela primeira vez e vêm da direcção de Nelas, geralmente perderem-se ou andam a dar voltas desnecessariamente até chegarem à Abrunhosa do Mato.
É raro o condutor que acerta à primeira sem vir munido de GPS na viatura. Alguns chegam mesmo a ir parar a Abrunhosa à Velha, ou então, em vez de fazerem apenas 9 Km, fazem o dobro (18Km). Fazem o trajecto; Nelas - Mangualde - Abrunhosa do Mato. Vão andando… Vão andando… e já está.

A causa deste inconveniente é a inexistência de placas de sinalização na rotunda junto à saída de Nelas.
Antes de serem efectuadas as obras na rotunda de Nelas, existia uma placa que indicavam as localidades de Senhorim, Carvalhas, Vila Ruiva, Abrunhosa do Mato e as respectivas distâncias.
Depois das obras nessa rotunda, apenas foi colocada a placa indicando Senhorim.

E o resto é paisagem? Será que ainda há placas, embrulhadas e esquecidas na Câmara Municipal de Nelas? Ou será que faltaram só os parafusos?

Só pode ser isso...

30 Comentário(s):

Anonymous Anónimo disse...

ola alex parabens por este blog sobre a nossa abronhosinha é tao bom mesmo estando tao longe saber o que se passa na nossa santa terrinha quanto à sinalizaçao tens toda a razao.Agora que descobri este cantinho sobre a Abrunhosa vou cà vir mais vezes xau

5:46 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Se a Câmara de Mangualde despreza a Abrunhosa do Mato (veja-se onde chegou a pavimentação da estrada), vai a Câmara de Nelas lembrar-se dessa bonita aldeia que nem pertence ao seu concelho?
Parece-me que não.

Poderia este blog tentar esclarecer, quem o visita, acerca das razões que o Município de Mangualde tem para tratar a Abrunhosa do Mato com esta indiferença.

7:52 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Vá lá, Alex, deixa de ser politicamente correcto e aceitra o desafio do mangas.

9:43 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Esta Rotunda e Nelas conheço eu! e Senhorim, Canas não é?? ehehehe...não sabia era que a Abrunhosa do Mato ficava aí tão perto...
Abraço SpOrtinguista :-)))))

10:03 da tarde  
Blogger Alex disse...

Mangas
A Abrunhosa já teve períodos em que esteve mais desprezada pela CMM. Devo informá-lo que nunca deu nenhuma vitória ao PS. Terá sofrido muito por isso no passado? O que é que acha?... Nessa altura não terá sido mais desprezada?
Quanto ao troço Cunha Baixa Abrunhosa, já foi anunciado pela CMM e espero que o executem em breve.

Sulista
A Abrunhosa do Mato pertence ao Concelho de Mangualde e à Freguesia da Cunha Baixa. Dista 7 Km de Mangualde e 9 Km de Nelas. Nelas e Mangualde distam de 11Km. É um triângulo. Canas de Senhorim, está mais afastada a cerca de 13 Km.
E têm uma coisa em comum, mas que não vou comentar agora... Fica para outro “post”.

1:14 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

E là pessoal nao se zanguem a Abrunhosa devagar,devagarinho ainda chega a Cidade.

7:11 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E jà agora Alex parabens por este lindo cantinho um abraço e até Agosto.

7:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Por a Abrunhosa nunca ter dado vitórias aos PS é que o actual executivo a desconsiderou, considerando que, com obra ou sem obra, a vitória seria uma realidade.

Não sou da Abrunhosa nem socialista, é apenas a minha opinião a Abrunhosa foi altamente desconsiderada. Eu se fosse Abrunhosense nunca perdoaria tamanha injustiça.

É por estas e por outras que, muito me engano, ou qualquer dia surgirá o movimento de Abrunhosa a freguesia.
A ver vamos...

10:07 da tarde  
Blogger Zel disse...

Boa Alex, sempre atento, a camisola da nossa terra não tem cor política, só queremos o melhor e mais nada, continua...


Grande abraço.

11:06 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Muito importantes as indicações das nossas terras. Mas pedir uma indicação para a nossa terra sem termos a nossa terra bem indicada no concelho a que pertence, acho que é pedir de mais, mas … nessa rotunda ficava bem, com um problema, as outras povoações que pertencem ao concelho de Nelas, iriam pedir igualmente uma placa e com toda a razão.
Quanto as localidades serem ou não prejudicadas dependendo do partido que está no poder, sempre achei isso ridículo sem classificação, pena é verificarmos neste século essa realidade.
Quanto a Abrunhosa só ter dado vitórias ao PSD, sim é verdade, só que no contexto da freguesia quem ganhava sempre era o PS mesmo assim a Abrunhosa era despromovida, em beneficio de quem??? O que é que o representante dos Abrunhosenses nessa altura andava a fazer, na Junta de freguesia??? Pelo que sei era o segundo da lista ( secretário) e diz agora o Alex que nunca fez nada??? Mas, os que foram na altura governo nessa freguesia, não são os mesmos agora???
Por vezes o que conta, são as capacidades de cada um em produzir beneficio para as populações que os elegeram … não metam cores politicas pelo meio.

Abraços

12:24 da manhã  
Blogger sattelite disse...

É incrivel como se mistura politica em tudo...não deveriamos por cor politica neste tipo de situações, realmente é pena que as localidades, sejam elas quais forem, não estejam bem indicadas mas estou de acordo com o terreiro, não se pode pedir a Nelas que indique bem a localidade de Abrunhosa quando o próprio concelho ao qual pertence não tem uma placa indicativa que se veja...Pode ser que agora com a CMN PSD já se coloque uma placa...

1:24 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

a verdade é k antes das obras a placa existiu por muitos e longos anos... pk retirá-la?

2:37 da tarde  
Blogger Alex disse...

Terreiro
Apesar de também comungar com essa ideia de que não deve haver distinções pela cor política, no geral, não concordo com o que afirma e queria fazer três reparos:
1- A indicação de Abrunhosa, bem como, das restantes Aldeias do concelho de Nelas, não é um problema (como afirma) mas sim uma questão de falha na informação ao trânsito. No artigo só se comenta que se deve repor o que estava bem e foi retirado depois das obras.
2- Os representantes da Abrunhosa no executivo da JF e da AF não têm sido sempre os mesmos, apesar de um ou outro se manter. Mas também não conheci nenhum presidente de junta que fosse Abrunhosense.
3- Não deve afirmar que nunca fiz nada pela freguesia. Já lhe dediquei muito do seu tempo, doei partes de terrenos para obras de saneamento, alargamento de vias, etc... sem nunca pedir um tostão de indemnização em troca ou sem qualquer outro interesse que não fosse o beneficio de todos.

Custa um bocado ouvir isto de um “estrangeiro”.
:-)

2:48 da tarde  
Blogger Unknown disse...

“(….O que é que o representante dos Abrunhosenses nessa altura andava a fazer, na Junta de freguesia??? Pelo que sei era o segundo da lista (secretário) e diz agora o Alex que nunca fez nada???...”)

Bem Alex, isto foi o que eu disse! Nada mais.
A questão que eu coloquei foi apenas e somente a minha admiração por tal declaração do Alex quando diz:

“ (…Terá sofrido muito por isso no passado? O que é que acha?... Nessa altura não terá sido mais desprezada?...)”

Alex, vamos lá ver se nos entendemos e deixar os “gatos enfuscados – como se diz na nossa terra” para outros senhores.
Eu referi o secretário, porque eu sei e o Alex melhor, que Abrunhosa do Mato, nunca elegeu um presidente de freguesia (primeiro da lista), mas sim sempre o secretário (segundo da lista). É de todo lógico, no meu mais humilde ponto de vista, que pergunte: O que é que o segundo da lista, representante das terras de Abrunhosa do Mato andou a fazer, para não encaminhar benfeitorias para a terra?

Quem disse que Abrunhosa do Mato foi desprezada foi o Alex, eu quando digo … e diz agora o Alex que nunca fez nada???, não me referia a sí mas apenas foi uma exclamação.
A quem me referia, pergunta?, claro que me referia ao representante dos Abrunhosenses na junta de freguesia. Essa terra, desde sempre teve um representante!

Quando diz que “(…Não deve afirmar que nunca fiz nada pela freguesia…)” Alex não sabia que fez parte da junta de freguesia, nem que tinha sido representante de Abrunhosa do Mato. Se for verdade, as minhas desculpas, mas por eu achar que a Abrunhosa nunca foi discriminada por parte da autarquia em tempo algum, é que escrevi o que escrevi. E Abrunhosa tem feito obra, neste tempo e no anterior.

Alex, eu sou um amante da NOSSA TERRA – Concelho de Mangualde e num pedacinho deste concelho, está Abrunhosa do Mato. O nosso problema é sermos tão redutores e pensarmos que “isto aqui é meu, não lhe toques”. Será que não mereço dar a minha opinião só porque não moro aqui, ali, acolá … porra Alex, Estrangeiro sou em terras do concelho de Nelas, mas isso não me vai impedir de dar a minha opinião.

Alex se fez ou não fez, nada me move contra sí, nem sequer me referi a sí. Apenas acho que os representantes nas Juntas de Freguesia e Assembleias de Freguesia, Assembleia Municipal, e Câmara Municipal, terão de uma vez por todas, ser mais responsabilizados, por aquilo que poderiam fazer e não fizeram!

Abraços

4:24 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Tsss...Eu acompanho de pertro estas questões e verifico que o ao que li do Terreiro estou de acordo com ele. Pareceu-me que o Alex leu depressa demais as palavras do interlocutor, e como tal incorreu nalgumas imprecisões. Alex, olhe q ue a Abrunhosa do mato não é só sua, é de todos e mesmos os "estranjeiros" lá têm lugar. Olhe que para ter razão não é necessário dizer ao outro que como não é de lá não se deve meter. Ficava-lhe bem pedir desculpa ao Terreiro. Mas...eu que observo de longe verifico que a Abrunhosa do mato está cada vez mais a ficar "arrogante", intolerante...Olhe que essa bela localidade não era assim...Quem a anda a estragar?!!!
Ólhe que a mim quer-me parecer que o Terreiro tem razão, os membros da JF que agora estão no PSD e apoiam cegamente Soares Marques, estiveram já no PS apoiando cegamente o Eng Barreiros. Olhe que é verdade...
Mais...o Alex não é certamente o único que deu terrenos para a melhoria das condições de vida dos Abrunhosenses, há mais, muitos mais, e alguns deles também não pediram nada em troca, e nunca os ouvi dizer que deram.Deram e ponto final.
Continue a escrever sobre Abrunhosa do Mato, mas não ficava-lhe bem uma pitada de irreverência. Olhe que nem tudo o que parece é...Naõ vá tanto atrás dos políticos locais...
Abra-se mais às dúvidas, aceite a opinião dos outros. Não seja tão repentino. Deixe as pessoas falar, mesmo que não lhe agrade.

6:04 da tarde  
Blogger Neoarqueo disse...

Ó Alex, aceita um conselho: escreve para a Presidente da Câmara de Nelas e expõe o problema. A Senhora Presidente certamente atender-te-á, visto que a pretensão é justa e tem fundamentos históricos: no passado existia lá a placa.

6:06 da tarde  
Blogger Alex disse...

TSFM
Já o fiz por e-mail.
Pedi recibo de leitura às mensagens enviadas mas ainda não foram lidas.
Vamos aguardar.

Pode ser que as plakinhas em breve lá estejam. :-)

11:49 da tarde  
Blogger Alex disse...

Carrasco
Não tem razão quando afirma que sou arrogante e intolerante. Quem me conhece sabe bem que esses não são atributos meus.
Tem razão quando afirma que não lí com atenção os comentários do Terreiro e vou seguir o seu conselho.

Terreiro
Aproveito a oportunidade para fazer um pedido de desculpas. Foi de muito mau gosto para consigo. Não fique zangado comigo. Não leve a mal a tê-lo interpretado mal. Isso só aconteceu por falta de cuidado na leitura. Fui interrompido várias vezes e não recomecei a ler quando retomei. Daí o mal entendido.

Carrasco e Terreiro
Agradecia que me autorizem a remover os meus inconvenientes comentários, os vossos subsequentes e este mesmo. Ficam muito mal aqui no blog da Abrunhosa.

9:54 da manhã  
Blogger Unknown disse...

Alex … não necessitava de pedidos de desculpas. Gosto de “combater” ideias e ideais, com Homens que, da mesma forma, não têm medo de dar a cara e defender igualmente os seus pontos de vista.
Acredite Alex que fiquei a considera-lo ainda mais … nem todos têm a coragem suficiente de compreender os outros ou até mesmo pedir desculpas.
Quanto a mim pode retirar os comentários que desejar.

Abraços

2:15 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Alex, por mim pode retira o que bem entender, sendo certo que quando escrevi o que escrevi não era para ser retirado, estava a dar a minha opinião. Mas, se achar por bem retirar, retire. Todavia, prometo que nunca mais o voltarei a incomodar com qualquer tipo de opinião. Eu pensei que este Blog era um local onde havia liberdade de expressão, e por consequência o que está escrito deve manter-se. Já pensou que houve gente, muita provavelmente, que já leram isto tudo? Que ganha em retirar? Dar a ideia de que afinal está tudo bem? A mim não me parece. Antes pelo contrário: continuo a dizer o que dissse sobre a permanência dos elementos da JF, sobre os terrenos doados, etc, etc. Mas, este espaço é seu. Faça o que entender. Encontrarei, certamente, um espaço onde possa expressar sem qualquer tipo de pudor as minhas opiniões sobre Abrunhosa do Mato, terra que me viu nascer, crescer, etc. Terra onde a Liberdade já existiu, onde as opiniões eram respeitadas, onde não existia seguidismo político. Está muito mudada essa terra. Mas porquê? Quem?
Desculpe Alex, em ter o coração perto da boca, mas gosto demasiado da minha terra para poder ler e ouvir determinadas situações. Custa-me imenso.
Adeus.

4:29 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

mania dos homens.
Todas as conversas vão dar à política, mulheres ou futebol. Não necessariamente por esta ordem!!!!
não conseguem abdicar destes,para dar opiniões mais isentas????

ainda aspiram um dia compreender as mulheres...ah... com essas limitações... sim...sim....

7:40 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

nao se zanguem,a nossa ABRUNHOSA é tao bonita e as nossas gentes sao tao acolhentes que nao é por causa de uma placa que as pessoas là deixam de ir. Alex continua a informos sobre o que se passa na nossa Abronhosinha xau até breve.

8:52 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

iirra!!! isto ultimamente anda muito quente.
Alex quanto as placas acho muito bem, mas já agora que não sejam iguais ás de Vila Ruiva que um ano depois estão cheias de ferrugem e não se consegue ler o nome da localidade.

UM ABRAÇO

10:07 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

digamos que sempre existiu uma forte rivalidade entre a cunha baixa e abrunhosa.
Mesmo quando não existiam eleições a guerrinha já existia. Lembro-me de umas questões religiosas porque existia uma cerimónia que era só na cunha, Na páscoa era uma discussão porque o padre ia ou não primeiro à abrunhosa.
A cunha Baixa foi das localidades mais beneficiadas com a gestão ps e creio que a abrunhosa não o foi. Mas parece-me que a razão não era partidária mas sim a tal guerrinha entre as duas. Aliás não sei se era a esse desejo de "independência" que se referiam quando falaram em algo comum entre a cunha e abrunhosa. Existem freguesias em mangualde muito mais pequenas que abrunhosa. Se os tempos fosse para desagregar até achava bem. Mas acho que progressivamente as freguesias vão é desaparecer em termos de organização política é claro.

12:32 da manhã  
Blogger Alex disse...

Carrasco
Por vezes, apesar de me apetecer apagar alguns comentários, sobretudo quando são insultuosos ou acusações sem nexo, nunca apaguei nenhum de ninguém. Só queria apagar estes porque foi injusto com o terreiro. Mas como ele já entendeu e aceitou as merecidas desculpas assim ficamos. Não se apagará nada.
Como diz que é da Abrunhosa, fico muito contente em saber isso. Bem-vindo ao Blog.
Mas não se deve esquecer que o título do artigo é “Pôr a Abrunhosa no Mapa” e que também é esse o motivo que me levou a cria-lo.
Contudo, confesso que fiquei muito curioso por saber que é o Carrasco e ficava muito contente se soubesse que é uma pessoa que já fez alguma coisa para pôr a Abrunhosa no mapa. Como, por exemplo, os elementos da Junta de Freguesia (de quem tão mal fala) e que já dedicaram uma boa parte da sua vida a tratar da Administração da nossa terra. Mesmo podendo não servir de nada, também não lhe ficava nada mal pedir-lhes aqui desculpa, ou então, ser mais assertivo nas críticas que lhes faz.
Cumprimentos

Mocho
Bem-vindo ao Blog
É verdade que houve um período em que Abrunhosa do Mato, que é uma aldeia de dimensão semelhante à Cunha Baixa, aspirou a ser freguesia. Na altura a lei permitia-o e era uma justa reivindicação da população, tal como era a da realização da Missa de Ramos na Igreja da Abrunhosa.
Mas entre a Abrunhosa e Cunha nunca houve rivalidade ou guerrinha. Existiu sempre uma grande amizade e solidariedade entre as populações das duas aldeias. A Cunha Baixa, solidariamente, sempre apoiou a aspiração da Abrunhosa de ser freguesia e esteve sempre ao lado da Abrunhosa. As duas aldeias nunca estiveram de costas voltadas, antes pelo contrário.
Na altura chegou mesmo a existir um processo para a criação da Freguesia na Assembleia da República, mas que nunca chegou a ser votado. Curiosamente, coincidiu com a primeira eleição do PS para a CMM (primeiro mandato do Dr. Mário Videira Lopes). Não teremos sido esquecidos por alguém nessa altura?
Posteriormente, com as alterações que se fizeram à lei, tendo critérios mais restritivos, esse processo foi posto de parte. Foi chão que já deu uvas… acabou-se.
Actualmente estão a ser anunciadas pelo governo medidas de reorganização administrativa que, a serem implementadas, bem ou mal, vão implicar a fusão de freguesias.
Viva a Freguesia da Cunha Baixa.
Cumprimentos

1:35 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Alex, olhe que em momento algum eu falo mal dos elementos da Junta de Freguesia. Por favor releia os dois comentários que eu escrevi e veja se lá encontra alguma alusão maldicente aos elementos da J F?
Como vê não há lugar a nenhum pedido de desculpas, pois não?
Alex, leia mais devagar os comentários dos comentaristas e pense mais no que eles lhe dizem...
Se o tranquila digo-lhe que eu também já fiz muito, e continuo a fazer muito para pôr a Abrunhosa do Mato no Mapa. Você nem imagina oquê e o quanto...
A título de exemplo, entre muitas coisas, também já dei terrenos, tal como o Alex, para benefício das condições de vida dos Abrunhosenses.
Mas isso não importa, o que importa é que cada vez mais as opiniões naquela terra são tidas como críticas e daí ao resto é um fosforo. O Alex não vive na Abrunhosa, vem cá de vez em quando, não sabe do que eu falo...
Talvez um dia venha a entender.

11:58 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A placa que diz Senhorim é uma placa realmente que pouco informa. Se vocês atentarem, quando vamos da Abrunhosa para Nelas, nunca se encontra uma povoação chamada Senhorim. Não existe essa povoação. O que existe é uma freguesia, Senhorim, composta por muitas localidades, uma das quais a Vila, que se entende ser a "sede" da freguesia e por isso Senhorim.
Parabéns pelo chamar de atenção para esta questão. Alexandre, diz-nos qual o mail da PC de Nelas para nós também enviarmos o nosso mail.

Quanto ao resto... Recordo que no início do século passado a Abrunhosa era a segunda localidade mais populosa do concelho de Mangualde, com metade da população de Mangualde e hoje tem cerca de 400 habitantes...
Quanto à Junta de Freguesia, tanto quanto julgo saber existe uma espécie de acordo para distribuição dos lugares, a presidência para a Cunha e o secretário e o tesoureiro para a Abrunhosa. É verdade que o António Fernando ocupa um lugar na junta há já muitos anos, pelo menos desde o final da década de 70, não sei se com interrupções,... e, como ganha as eleições, estou convencido que tem feito um bom trabalho.
No que respeita à consideração que a CMM tem pela Abrunhosa, nomeadamente em termos de obras, convido-vos a ler os jornais de Mangualde, pois num dos seus números (antes das eleições autárquicas), o Presidente da Câmara faz o balanço do seu anterior mandato e enúmera as obras feitas. Façam a lista das obras e comparem o que foi feito pelo concelho fora e na Abrunhosa. Quem tiver dúvidas da desconsideração fica esclarecido...
Cumprimentos.

5:07 da tarde  
Blogger Alex disse...

Jorge A. Abrantes

O e-mail geral da CMN é este: cmn@mail.telepac.pt
Deve ser o gabinete de apoio à presidência que recebe e encaminha este tipo de correspondência. O telefone é 232 941 300 Ext. 316.

Um abraço

2:36 da tarde  
Blogger sattelite disse...

Para mim o melhor blog é...
Vote em www.o-sattellite.blogspot.com

1:12 da manhã  
Blogger Alex disse...

Esclarecimentos:

1- Não sou filiado em nenhum partido político nem pretendo vir a ser nos próximos tempos.
2- Em eleições locais já votei na CDU, PS, PSD e CDS. Desengane-se portanto quem me acusar de andar a reboque, seguidismo político, lamber botas a alguém, andar a procurar tacho ou de não ouvir outras opiniões.
3- Não actuo por interesse ou benefício próprio, nem pretendo agradar (ou desagradar) ao partido (ou fulano) “A”,“B” ou “C”. Apenas gosto dos sítios onde vivo e da minha terra, apesar de não viver nela.
4- A partir desta data não faço mais comentários, críticas nem respondo a desafios de anónimos ou desconhecidos. Pessoas que não dão a cara não merecerão a minha atenção.

Aproveito a ocasião para informar que a utilização de linguagem menos própria, sobre o que quer que seja, será apagada logo que detectada.

1:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Página inicial