06 fevereiro 2006

A Rua da Carvalha

Na Abrunhosa do Mato existe uma rua muito peculiar. Em plena faixa de rodagem ergue-se uma velha carvalha que é o último exemplar vivo de uma série de outras que existiram, antes do casario por ali chegar. Por isso, a rua ganhou o nome de: Rua da Carvalha.
Mas, nos últimos anos, as velocidades tornaram-se estonteantes. Por isso já a tentaram derrubar por várias vezes, mas sempre em vão. Estando em plena faixa de rodagem, alguns alegam que constitui um perigo à circulação automóvel.

Mas, como a circulação não é muita e uma árvore com este porte se vê muito bem ao longe, nunca ninguém teve qualquer acidente.
Apesar desses intentos e das podas mal feitas que lhe foram fazendo ao longo da vida, ela insiste em se manter de pé.
Esta árvore é sem dúvida uma lição de perseverança e resistência aos tempos e vontades.
Será que vai resistir aos ventos da mudança e morrer de pé?

15 Comentário(s):

Blogger Unknown disse...

Essa árvore já tem muitos anos … e já faz parte das histórias das gentes de Abrunhosa do Mato.
Ao longo destes anos, não tem tido a atenção devida, até porque é tradição por essas bandas fazerem festas, com honra de chefe de município, para marcar a presença de árvores que o vento levou!
Não parecia mal, se colocassem um gradeamento ou até um banco de pedra à sua volta.

Abraços

9:54 da tarde  
Blogger JL disse...

Há uns anos, ainda eu era maçarico na Abrunhosa, houve uma votação para saber se a árvore deveria ou não ser cortada. Depois de saber a história do local e a importância da Carvalha para memorar e perpetuar essa história,votei a favor da Carvalha. Hoje votaria da mesma forma. O trânsito não justifica a queda da Carvalha. A Carvalha deve morrer de pé. É a minha opinião actual. O futuro dirá se evolui ou se mantém.

10:03 da tarde  
Blogger Neoarqueo disse...

Como se devem lembrar, na altura da célebre votação em plenário sobre o destino da Carvalha, fui eu, conjuntamente com o Rui Cabral (Engº, para distinguir do outro) quem acérrimamente defendeu e justificou a permanência da Carvlha onde hoje está. Se isso não tivesse acontecido, hoje o Alex não tiraria esta foto nem publicaria este post. Pena que na Abrunhosa nem sempre seja assim, eu pela minha parte vou alertando para certas e determinadas situações...

10:48 da tarde  
Blogger Alex disse...

Tenho que dar os parabéns ao TSFM.
Hoje faz anos (43 primaveras). Lindo menino. Conta muitas...
Um Grande Abraço para ti.

É bem verdade. A vossa intervenção foi fundamental. Salvou a carvalha de levar com o serrote. Temos que vos agradecer isso.

11:20 da tarde  
Blogger Fornense disse...

eheh bem engraçado.. nunca vi pois nunca passei nessa rua mas que ta engraçado está.. e la terá a sua historia para voces a quererem manter d pe.. pois desejo mts anos ao tsfm e ja agora á carvalha tambem! :)

12:11 da manhã  
Blogger Alex disse...

Terreiro, já existiu um grande bloco de pedra que fazia de banco junto à carvalha, mas desapareceu e nunca mais foi reposto no local.
Quando fizeram o calcetamento da rua, acharam por bem parti-lo à marretada para fazer mais paralelos.
ideias...

1:43 da manhã  
Blogger Neoarqueo disse...

Obrigado Caty pelo elogia velado com que me distingues. Um beijinho "musical" para ti.

8:45 da tarde  
Blogger Zel disse...

Um grande abraço aos amigos da Carvalha , um dia destes dou aí um salto para conhecer esta velha amiga

8:25 da manhã  
Blogger Alex disse...

Olá Zel!
Acho muito bem que faça uma visita à Abrunhosa. Há por cá uns bons motivos para pedalar.
Se vier de bicicleta tem de levar o TSFM no pelotão.
Mas atenção!... Ele tem uma bicicleta (baptizada de “cabra esgalhada”) que anda mais do que as outras. Segundo ele, durante a a rodagem - esticou-a. Por isso ela anda mais do que as nossas.
Vai ficar surpreendido.
Não lhe atem um elástico não!

11:13 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Aproveito esta breve passagem pelo blog para saudar a iniciativa. Nunca é demais dar a conhecer as nossas terras, o que de bom e mau acontece...uma forma de aproximar os que estão longe. Mesmo não sendo de Abrunhosa do Mato gosto de saber uma ou outra curiosidade. Lamento que alguns comentários sigam uma linha critica destrutiva...Apenas a construtiva ajuda a fazer melhor. Cumprimentos a todos, em especial a um ou dois nicks que reconheci.

2:53 da tarde  
Blogger Zel disse...

Se o amigo TSFM, andar de bicicleta como sola na sua guitarra, nem com pozinhos de magia.

11:55 da tarde  
Blogger lost disse...

Espero que consigam preservar a Carvalha! Aproveito para dizer que tens aqui um blog muito interessante, e que aos poucos vou conhecendo um pouco de uma localidade e zona que (ainda) não conheço!

11:06 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

hoge chegou o dia de falar da minha
terra abronhosa do mato e dar resposta a todos os entelectuais da terra despois de ter visto o que diserao sobre uma famosa carvalha a carvalha nao paga impostos para os vos finhlos poderei ir a escola alguen paga e o gouverno ...

8:24 da tarde  
Blogger Alex disse...

Se entendi o que afirma, caro anónimo conterrâneo, engana-se. A carvalha já deu rendimento ao regedor da freguesia (imposto ao Estado) e podia ter servido para ajudar a pagar a escola a alguém.
Para poder usufruir da lenha dessa carvalha, a Srª Maria Duarte Ribeiro e o Sr. Manuel Rodrigues Pais, pagaram a um antigo regedor, uma considerável soma. Na época era bastante dinheiro. A Srª "Marquinhas" tem em sua posse o documento que comprova. O usufruto da árvore pertence-lhe apesar dela estar na via pública.
Quanto ao governo ter de pagar mais para as escolas – concordo plenamente.
Um abraço

12:58 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

é vedade que a conversa leva sempre aos mais diferentes temas. A carvalha levou ao assunto das escolas...assim vamos... mais depressa fecharão as escolas de Abrunhosa do que vai abaixo a carvalha. sim... porque as escolas não dependem só das nossas gentes

4:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página inicial