20 janeiro 2006

Eleições Presidenciais 2006

Candidatos com virtudes e defeitos

Os portugueses, quando são chamados a avaliar as virtudes e os defeitos dos seis candidatos à Presidência da República, não colocam os ovos todos no mesmo cesto. Com um olhar positivo consideram que Cavaco Silva é o mais honesto e o mais competente e Mário Soares o mais experiente. Do mesmo modo olham para Manuel Alegre como o mais simpático e mais independente, enquanto consideram Jerónimo de Sousa o mais justo e Francisco Louçã o mais dialogante.

Pela negativa, olham para Soares como o mais desonesto, mais vaidoso e mais ambicioso. Cavaco é visto como o mais arrogante, Alegre o mais preguiçoso, Jerónimo o mais incompetente e Garcia Pereira o pior preparado. Soares é o candidato a quem são apontadas menos virtudes e Cavaco o que tem menos defeitos. Cavaco é, também, o candidato que está melhor preparado física e intelectualmente.

Nas últimas sondagens ontem reveladas, a percentagem dos indecisos varia entre os 10,1% (Eurosondagem, para a SIC/Expresso/RR ) e os 23% (Universidade Católica para o Público/Antena1/RTP). Dados que poderão condicionar uma vitória na primeira volta. Cavaco Silva surge em ambos com 52% , mas o segundo lugar é, no primeiro caso, para Mário Soares (18.8%), com 16,9% para Manuel Alegre. Na sondagem da Universidade Católica, as posições invertem-se e Alegre surge à frente de Soares, com 19% contra 15%. Jerónimo de Sousa surge em quarto lugar em ambas os casos, com uma diferença de cerca de um ponto percentual em relação a Francisco Louçã. Garcia Pereira não chega a atingir 1%.

Fonte: Jornal de Notícias

Abrunhosenses, este é o panorama que as sondagens, bem ou mal, nos mostram. Mas, para que estes resultados se confirmem ou contrariem, vamos ter que participar todos no acto eleitoral. Por isso, no Domingo, devemos todos colocar o nosso voto nas urnas.
É um dever, uma obrigação uma conquista da democracia e da liberdade.

A ordem dos candidatos nos boletins de voto vai ser a seguinte:

1º - António Pestana Garcia Pereira
2º - Aníbal António Cavaco Silva
3º - Francisco Anacleto Louçã
4º - Manuel Alegre de Melo Duarte
5º - Jerónimo Carvalho de Sousa
6º - Mário Alberto Nobre Lopes Soares

Bom Voto

5 Comentário(s):

Blogger JL disse...

Eu estou em reflexão... Deixem-me reflectir, deixem-me reflectir...

11:40 da manhã  
Blogger Neoarqueo disse...

Bem o meu voto é certinho e direitinho para o Cavaco Silva. Sem tirar nem pôr. Não há cá renhónhós...

6:22 da tarde  
Blogger sattelite disse...

Votar é um dever, todos nós devemos votar em consciência e em defesa daquilo que achamos ser melhor para o país...Votem sempre emconsciência, não importa se é esquerda ou direita, o que importa é que votem e que fiquem na certeza de terem votado no melhor...Já agora se puderem votem Manuel Alegre...Bons votos...

10:01 da tarde  
Blogger Alex disse...

Vá lá pessoal… Então?!... Estão a perturbar o momento de reflexão. Olhem o JL, por exemplo. Estão a violar a Lei Eleitoral. Podem ser multados. Há pessoas que já foram multadas!... Uma delas é um candidato.
Por falar nisso!... Não acham que a legislação devia excluir, à partida, as candidaturas de quem já violou, mais do que uma vez, a Lei Eleitoral ao indicar e aconselhar o sentido de voto durante o período de reflexão?
Por exemplo: o candidato MS, a última vez que o fez, foi no próprio dia das eleições, quando quis levar o filho ao colo para a Sintra. Não é de pessoa democrata e por isso devia ser posto de parte - ninguém devia votar nele.
Ai a lei ...

1:40 da manhã  
Blogger Unknown disse...

Eu não vou revelar em quem voto, mas posso desde já dizem que não voto no grande ché ché Guevara. No Alegre tenho pena de não poder votar porque o homem até merece, mas não quero correr o risco de o homem do aeroporto de Macau e Ota passar á fase seguinte, pelo que vou votar no melhor Primeiro Ministro que tivemos desde que eu voto, e não é o Sócrates (que também podia ser).

Um abraço e boa reflexão

1:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página inicial