11 janeiro 2006

Lixeira – um atentado ao ambiente

Há um espaço nos baldios da Abrunhosa do Mato, onde, teimosamente, se continua a despejar todo o tipo de lixos e entulhos.
Apesar destas práticas terem abrandado com a implementação do sistema de recolha de lixos para reciclagem, algumas pessoas insistem em continua-las.
Como podem ver nas fotos abaixo é degradante ver este atentado ambiental.
Isto é perigoso. É uma vergonha. Já parece um aterro sanitário.
Até já se vê de satélite!...

A Junta de Freguesia e/ou a Câmara Municipal, em vez de cobrirem com terra (de vez em quando) toda esta nojeira, devem é fazer uma boa limpeza.

O ambiente agradece. Talvez assim, as pessoas, vendo tudo limpo, pensem duas vezes antes de o sujar.

Mas o problema só se resolverá de vez quando os Abrunhosenses quiserem...

Quando é que os Abrunhosenses perdem este hábito sujo e criminoso?
Quando é que se coloca neste local uma placa de proibição de vazamento de lixo?
Quando é que vai funcionar um sistema de recolha de lixos especiais na Abrunhosa?
Quando é que o regulamento de resíduos sólidos urbanos se cumpre?
Quando é que se aplicam coimas aos prevaricadores?

15 Comentário(s):

Blogger Unknown disse...

É uma vergonha sim senhor! a junta de freguesia, ou os responsáveis pelo ambiente da C.M.Mangualde, não podem dizer que não sabiam e que ninguém os avisou!

Já faz uns anitos, que fiz o estágio no 1º C.E.B. em Abrunhosa do Mato, fizemos um passeio por essas terras, e … qual foi o nosso espanto ao encontrar esse miserável cenário!
As crianças na altura fizeram um artigo com várias fotografias e colocaram no jornal da escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Abrunhosa do Mato, sendo este distribuído pela Aldeia (ver “Gente Miúda”, de 31 de Maio de 2002, pág.2).

Agora com grande pena minha, vejo que nada mudou, o nosso esforço foi em vão, os responsáveis ainda continuam de cabeça erguida? Haja decoro!

Abraços

12:43 da manhã  
Blogger Zel disse...

Força, termos o direito de mostrar a nossa indignação em relação aos ataques ao meio ambiente e defender especialmente com todas as forças a nossa terra ....movido por estas ideias também criei um blog ..da minha aldeia.....faça uma visita...pois a troca e partilha de ideias é importante

Grande abraço

11:13 da manhã  
Blogger Fornense disse...

ehh pahh isto é muito feio.. mas se são mesmo as pessoas d Abrunhosa a vazarem ai o lixo á que tentar sensibiliza-los.. está muito feio..

6:14 da tarde  
Blogger JL disse...

Ora então, deixem-me clarificar algumas coisas que não estão lá muito correctas.
Em primeiro lugar gostaria de descansar o Terreiro. O trabalho, bom trabalho, diga-se, que fez enquanto estagiou na escola de Abrunhosa do Mato não foi em vão. Foi uma óptima sensibilização para um problema com que viviamos,paredes meias. E de lá até então foi feito algum trabalho pela Junta e Autarquia. Foram removidos os lixos não degradáveis na sua totalidade. O restante, como madeiras velhas entulho e restos agrícolas foram enterrados.
Foi colocada uma placa que proibia o uso daquele espaço para o fim que teimavam em lhe querer dar. A placa foi roubada e encontrada mais tarde.
As fotos que o Alex aqui publica não são actuais e penso que ele deveria ter já alertado para isso. Quem se deslocar ao local não encontrará o aspecto degradante e terceiro mundista que as fotos documentam.
Sugiro ao Alex que na sua próxima visita a Abrunhosa actualize as fotos para poder comprovar o que digo.
Apesar disso há, ainda, um longo caminho a percorrer.

9:08 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Eu sugeria que o JL envia-se umas fotos actuais ao amigo Alex e ele actualizava, mas lixo é sempre lixo e tem o seu lugar na lixeira - Todo.

Um abraço

RC

9:29 da manhã  
Blogger JL disse...

Eu tirava, Greensky... Mas não tenho máquina digital! :-) Estou à espera que um grupo de 7 cientistas e um engenheiro que eu conheço façam uma colecta e me ofereçam uma :-)

10:43 da manhã  
Blogger Alex disse...

Terreiro, obrigado pela iniciativa. Durante o estágio que teve por cá, fez um bom trabalho. Foi realmente importante e espero que, pelo menos, as novas gerações estejam mais sensibilizadas para o ambiente. Sim, porque com as restantes, como vê, não resultou. As práticas continuam as mesmas. São muitos anos a fazer lixo... é difícil acabar de vez com isto de uma só vez.
Mas, ao contrário do que o terreiro parece querer afirmar, não são a Junta de Freguesia e a CMM os responsáveis por isto. Esses são os “desgraçados” que têm, constantemente, de mandam limpar o lixo. E até o têm feito. Nunca se deve esquecer que os únicos responsáveis por esta calamidade são “alguns” Abrunhosenses.
É verdade o que o JL diz. Desde a altura em que estagiou por cá a situação dos lixos nos baldios mudou muito e já não é a calamidade que era nessa altura. Graças a Deus, quer dizer, à Junta de freguesia, Câmara Municipal e também à sua iniciativa (como é evidente). Obrigado a todos.
Quanto às fotos, lamento. Foram tiradas no dia 28 de Dezembro de 2005 às 12:30 horas. São 12 Mb de imagens que posso enviar ao JL ou a quem quiser confirmar.
O local já necessita de outra limpeza e mais placas de proibição.
Lixo atrai mais lixo.

1:22 da tarde  
Blogger Alex disse...

Já agora. Alguém me ajuda?.
Tenho lá por casa umas coisas velhas para deitar fora mas que não cabem nos contentores. O que é que tenho de fazer para me livrar delas sem ter que as deitar fora nos baldios?

1:36 da tarde  
Blogger Neoarqueo disse...

Vou prestar-te um serviço de informação: Carregas num carro, tractor, carro de bois, carroça, ou outro meio de transporte e vais ao Bairro das Colónias, em Mangualde. Lá existe um centro de recolha de determindaos lixos.

7:09 da tarde  
Blogger Neoarqueo disse...

Penso que isto responde ao parágrafo/questão nº 7 a seguir às fotos.

7:13 da tarde  
Blogger JL disse...

Então, se me permitem, eu presto uma informação um pouco mais adequada à realidade.
Telefonas para a autarquia e dizes que tipo de lixo, quantidade e local. Eles vêm à tua porta carregar e levam para o Ecoponto. O trabalho de colocar o lixo cá fora à tua porta tem que ser teu, como é bom de ver. O resto deixa com eles.

Em relação à actualidade das fotos tenho que te pedir desculpa porque, honestamente, julguei que já fossem antigas. Esse depósito de agora deve ter sido criado durante as tradicionais limpezas de fim de ano. Em finais de Novembro, a última vez que passaei para aqueles lados, não estava como as fotos documentam.

10:03 da tarde  
Blogger sattelite disse...

Este exemplo é um entre muitos que, infelizmente, abundam por todo o concelho de Mangualde. É pena haver uma falta de civismo e uma certa preguiça para se colocar os lixos nos sitios devidos e, já agora, se a CMM recolhe os lixos de grande dimensão e os leva para local adequado porque não fazer o tal telefonema para contribuirmos para um melhor ambiente.


Meu caro Alex só uma correcção o actual executivo da CMM não aumentou a votação nas últimas autárquicas, de facto em 2001 venceu por cerca de 1000 votos e em 2005 foi apenas por cerca de 400...

12:00 da manhã  
Blogger Alex disse...

Obrigado contributo e pela correcção Satélite.

4:12 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Pois é pessoal isto do lixo é lixado é muito feio,quando eu passo por aí e vejo pessoas a queimar pneus e outras coisas,pergunto porque é que não deitam essas coisas nos contentores? A resposta é sempre igual em V.Ruiva ou Abrunhosa,eles multam-nos andam aí os bufos e veem multar a gente não se pode por este lixo nos contentores. Todos sabem que nem toda a gente tem telefone nem (30 anos mais ou menos para estas mudernices) e por que raio é que se tem de telefonar para virem buscar o lixo?

10:57 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E ESTA HEM?

10:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página inicial