09 fevereiro 2011

O fantasma chega em...

A propósito dos jogos de recreio que o Rui Quental propõe na mensagem anterior, venho também propor um jogo, intitulado: "O fantasma chega em...". É um jogo com prémio, pois quem acertar fica com direito a colocar a tabuleta "Aldeia Fantasma - Encerramento em Curso".

O jogo é muito simples, cada um dos jogadores situa-se na sua casa, na Abrunhosa, e concentra-se. Imagina as casas à sua volta. Pega numa folha de papel e começa a apontar as casas, as pessoas que nela estão a habitar, as suas idades aproximadas. Quando tiver quarenta, cinquenta ou sessenta casas pára e faz uma pequena contagem:

   Número total de casas que apontou
   Número de casas habitadas
   Número de casas de férias
   Número de casas vazias
   Nas casas habitadas quantas tinham apenas 1 pessoa?
    e quantas tinham duas pessoas? Quantas três pessoas? E mais que três pessoas?
   Nas casas que tinham 1 pessoa, essa pessoa tinha mais de 80 anos? Mais de 75? mais de 70? mais de 65? menos de 65?
    As mesmas questões para as casas com 2 ou 3 pessoas.

No final da contagem faz uma estimativa de quantos anos mais essas pessoas vão viver ou permanecer na Abrunhosa e verificar qual o panorama futuro, quando é que a parte da aldeia que seleccionou fica "aldeia fantasma".

Se pretender prolongar a data de chegada do fantasma do encerramento inscreve-se na Aldeias do Mondego - Associação de Desenvolvimento e participa activamente nessa associação.

Eu contei as casas todas que vão da Fonte Arnoz ao Pombal e à ponte e o que saiu foi isto:

    84 edifícios de habitação, dos quais:
       29 habitados
            c/ 1 pessoa - 13 ( 8 pessoas c/ > 80 anos)
            c/ 2 pessoas - 12 ( 4 pessoas c/ > 80 anos)
            c/ 3 pessoas - 3 (3 pessoas com > 80 anos)
            c/ > 3 pessoas  -1 (1 pessoa c/ > 80 anos)

       21 para férias
       34 vazios ( 6 em ruínas)

  onde moravam 51 pessoas, que tinham:

     > 80 anos - 16
    > 75 e <= 80 - 5
    > 0 e <= 75 - 11
    > 65 e <= 70 - 1
    Outros - 18

 Pelas minhas contas dentro de 10 anos o número de casas habitadas será de apenas 18 ou seja 21% do total e dentro de 20 anos apenas 11, ou seja 13 %. O número de pessoas daqui a vinte anos será apenas 26.

O Lugar deve fechar daqui a cerca de vinte anos, se nada acontecer que tal impeça. E o Moledo? E o Castelo? Quando chegará o fantasma do encerramento?

2 Comentário(s):

Blogger Alex disse...

Seria igualmente interessante fazer-se um outro jogo.
Sugiro que se comparem os dados dos Censos de 1981, 1991, 2001 e que mais tarde lhe sejam adicionados os obtidos no recenseamento de 2011 (a realizar).
A Aldeias do Mondego não poderá solicitar essa informação, para as Aldeias Associadas, ao IME ou eventualmente às Câmaras Municipais?

6:27 da tarde  
Anonymous Sílvio A. Abrantes disse...

Este levantamento sobre o Lugar é um meritório e sério contributo para o conhecimento da realidade habitacional e demográfica da Abrunhosa e, por extrapolação, das comunidades rurais. Noutros contextos um trabalho deste género seria bastante bem remunerado pelas sociedades de consultoria que frequentemente assessoram a Administração Central e Local. Neste caso foi à borla.
Era bom que a Junta de Freguesia, a nível local, e a Câmara Municipal, mais acima, não desperdiçassem a informação recolhida e a enriquecessem com o levantamento das outras zonas da Abrunhosa e, porque não?, das outras aldeias. Têm aqui uma ideia, uma base de trabalho para uma reflexão sobre o futuro da “vida na aldeia” (nesta e nas outras). O contrário – deixar andar - é mais cómodo, “para quê pensar nestas coisas se daqui a vinte anos já não estamos cá?”
E foi à borla…

11:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página inicial