02 janeiro 2011

Cantar as Janeiras: Levar a Música de Porta em Porta

"Cantar as Janeiras, uma tradição que ainda perdura de norte a sul de Portugal, passando também pelas ilhas. No mês de Janeiro entoam-se as vozes para dar as boas vindas ao novo ano e comemorar o Dia de Reis.Sabia que as Janeiras são uma tradição que se arrasta desde o tempo dos romanos? O mês de Janeiro era considerado o mês do deus Jano, porteiro celestial. Invocava-se o seu nome, nesta altura do ano, como forma de afastar os maus espíritos. A tradição manteve-se, no entanto o cristianismo acrescentou-lhe autos pastoris que evocam o nascimento de Jesus Cristo e episódios com Ele relacionados. Entre no espírito da festa e não deixe morrer a tradição!"



E foi isso que aconteceu, na tarde de 2 de Janeiro do ano corrente o Grupo Coral “Imaculada Conceição” juntamente com mais algumas pessoas da nossa aldeia, saíram para as ruas da Abrunhosa a cantar as janeiras.

Este cantar de janeiras contou com a presença de quase todos os músicos famosos da nossa aldeia.

12 Comentário(s):

Blogger Motojunior disse...

Estao todos de parabens.

9:32 da tarde  
Anonymous Pedro Abrantes disse...

Uma iniciativa muito boa e com muita adesão, Parabéns a todos!

9:57 da manhã  
Anonymous O amigo que avisa disse...

Boa noite caro amigo, autor das fotos aqui apresentadas neste pequeno post. O amigo sabe que não pode andar a tirar fotos, a casas de pessoas que não deram autorização para tal? Por acaso sabe que isso é uma violação de privacidade e que se as pessoas quizerem podem tomar medidas acerca do sucedido. Caro amigo se não sabe tome cuidado, quando menos esperar pode ter graves problemas.E quando tiver acentado no mocho em frente a um juiz, depois pensa se eu soube-se das leis.Aquele abraço do amigo que o vê.

12:56 da manhã  
Blogger Motojunior disse...

é triste ver que nesta terra sempre que se fazem boas coisas tem que vir sempre um o outro anonimo se vir armar em campeao.
Boa iniciativa e estao todos de parabens e continuem...

7:55 da tarde  
Anonymous BlackJack disse...

Amigo motojunior, lendo bem o comentário ninguém criticou a iniciativa, antes pelo contrário fizeram muito bem. O que este anónimo se referiu foi que foram tiradas fotos a casas que não deram autorização, bem decerto que foi a dele, senão não vinda aqui criticar e chamar a atenção de quem tirou as fotos. Bem mas já que diz que muitos anónimos estão armados em campeões, então agora faz me falar, porque eu não sou anónimo e sou amigo desde blog. Começo por dizer que não vou críticar ninguém, e dou os meus parabéns a todas as pessoas que participam e lutam por a nossa Abrunhosa. Mas as obras da igreja foram concluídas a aproximadamente 4 anos, a igreja estava muito bem arranjada, o que sucede agora é que passados 4 anos o chão da igreja está novamente degradado. Agora pergunto - me eu, na altura se bem me lembro, andaram a pedir para a requalificação da igreja, andaram a pedir de porta em porta ao povo.Com este dinheiro junto e mais algum então realizou -se as obras. Agora passado 4 anos, voltam a pedir novamente ao povo ajuda para o chão, bom eu acho que agora está a ser demais, o povo não vive só para sustentar doações. E nestas alturas que é bom parar e pensar um pouco, e perguntar onde está o dinheiro da comissão da igreja? e os lucros das festas?
Só consigo chegar a uma conclusão o povo é sempre o rebaixado, porque é sempre ele que acarreta com tudo.
Bem amigo motorjunior, eu sei que isto não é consigo mas se me conseguir responder e me tirar estas duvida s fico lhe inteiramente grato.
Abraço BlackJack

3:15 da tarde  
Anonymous elisabete madeira disse...

Se fosse eu ao senhor que se sente incomodado pelo local de onde foi tirada uma foto, mandava aumentar os tapumes até ao céu .... assim já não se sentiria violado na privacidade... se este tipo de fotografias é violação de privacidade vou ali e venho... o seu advogado deve andar a bater mal da cabeça ao explicar-lhe uma coisa dessas... ou será que não consultou o seu advogado???Parabéns a todos os que participaram no cantar das janeiras e para a próxima façam a pouse virados para o céu... ao menos essa é a casa de Deus e de certeza que Ele não se sentirá incomodado!!
Elisabete Madeira

12:00 da manhã  
Blogger Alex disse...

Anónimo,
Depois de ver as fotos que o Quental publicou ainda não entendi porque haveria de pedir autorização a alguém para as publicar.
Mas não se preocupe com este lastimável abuso – preocupe-se é se ele começar a cantar. Pior, só o Bardo do Asterix.

Quental,
Se isto continuar, assim prometo levar-te cigarrinhos com regularidade à pildra depois de fazeres a visita pascal. ;-))

BlackJack ,
Quanto ao pedir as janeiras – só dá quem quer - ninguém é obrigado.
Lembro-o que as contas da Igreja e as receitas das festas são sempre publicadas. Quem quiser pode vê-las. Não entendo porque as questiona!?...

Um abraço a todos

1:16 da manhã  
Blogger Quental disse...

Obrigado a todos.
ó "O amigo que avisa disse..." penso não estar aqui nenhuma foto que viole a privacidade, mas se está diz-me qual que eu retiro-a.
Já agora as minhas desculpas por não haver mais fotos, pois o rolo acabou e como tal não deu para tirar mais.
"O amigo que avisa disse..." mais uma vez obrigado pelo conselho.


Saudações leoninas

Quental

3:47 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E' assim mesmo Quental ;)
Saudações Leoninas :)

10:58 da manhã  
Anonymous o amigo que avisa disse disse...

Eih, olá a todos os meus caros amigos e amigas,já vi que o meu comentário já deu muito que falar um gajo so queria chatear o Quental no bom sentido lcaro e já não pode porque as fotos tão bem bonitas pena e que foram poucas já porque o rolo da maquina digital acabou antes da hora. Quental forca nisso já te tinha dito isto antes. abraço Quental Amigo alex doute toda a minha razão já que o Quental nao e tão mau a cantar pelo menos na pascoa e quando anda com deus.so mais uma coisa já que ofrees os cigarros eu dou as minis e agora esperamos que outro de as chouriças.
Cara Elisabete olha o meu advogado esta no meio de um mestradao ou licenciaturas não sei não percebo nada disso, deico para quem sabe, sei que vai acabar a um domigo de manha a hora da missa. Como tu viste não percebee nada disso, mas olha não sei preciso de vedar a minha casa mas preciso de ajudas não sei se utilize o que e meu ou o que e dos outros, sory não tenho dinheiro tenho de ir pedir dinheiro a um imprestimo, não vou pedir ao estado português,a gora estão de mãos livres, ando mutio chatiado porque tenho paralelos a porta e não passam aqui os maquinas para as arrumar na garagem, tens rasao a casa de deus e o céu por isso q que eu vigo contentee abro a casa pra deus me vir visitar gosto muito e muita bom.O blckjack vai dromir ninguém quer saber das contas da igreja
Beijiinhos e abrcos a todos os amigos ou não

O amigo que avisa disse

12:23 da tarde  
Anonymous elisabete madeira disse...

HUMMM...desconfio seriamente que "o amigo que avisa disse II" não é o mesmo do "amigo que avisa I".....

1:16 da manhã  
Anonymous O amigo deve estar é calado! disse...

É so lérias!!
Acabem lá com isso!

11:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Página inicial