17 janeiro 2011

Futebol na Abrunhosa - Anos 50

Bom ano a todos.

Faz já algum tempo que o meu amigo Alex me vem convidando para participar no Blogue da Abrunhosa, de desculpa em desculpa lá me fui esquivando de tal compromisso, até hoje. Portanto, permitam-me que inicie por agradecer o honroso convite e felicitar os meus colegas de “painel”, bem como todos aqueles que utilizam este espaço para saberem notícias da nossa bela aldeia. Esperando que este meu (modesto) contributo sirva os objectivos do blogue, os de promoção da Abrunhosa.

Dados os agradecimentos, achei por bem começar com uma mensagem sobre o futebol (talvez o melhor embaixador da nossa terra, a par da Banda, do Rancho e dos Irmãos Abrantes), visto ter sido a Abrunhosa uma das pioneiras do concelho a praticar esta modalidade. Segundo as memórias do sr. Manuel Luís Costeira e sr. “Flor”, terá sido nos anos de 1923/24, do século passado que se formou a primeira equipa de Futebol, então baptizada de Abrunhosense Futebol Clube. Por volta dos anos 30, passou a chamar-se Vitória Futebol Clube Abrunhosense .


Mas hoje vou apresentar fotografias de duas equipas dos finais dos anos 50, em que todos os jogadores são nascidos e criados na Abrunhosa. Nessa época o Campo dos Olivais tinha grandes enchentes e os adeptos não negavam palmas e olés às habilidades dos jogadores.

Foto: Horácio Saúde
Da esquerda para a direita:
Em cima – Aurélio Almeida, José Saúde, António Saúde, Manuel Seco, António Ferrão (capitão), Manuel Cabral.
Em Baixo – Cândido Fernandes, Manuel Coelho, Manuel Almeida, Horácio Saúde, Francisco Saúde.

Foto: António Joaquim
Da esquerda para a direita:
Em cima – José Teixeira, Albino Martins, Armando Costa, Manuel Coelho, Horácio Saúde.
Em Baixo – Pedro Ribeiro, António Coelho, Jorge Cruz, Acácio Henriques, Manuel Cabral.

1 Comentário(s):

Blogger Alex disse...

Olá David!

O blog da Abrunhosa do Mato ganhou um grande colaborador.
Sei que aqui vais colocar muitos e bons artigos sobre a nossa terra.
Estou muito contente por teres aceite o desafio.

Um grande abraço

1:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Página inicial