26 setembro 2011

A freguesia de Cunha Baixa continuará

    A freguesia de Cunha Baixa irá continuar a existir.
    Esta é a conclusão a que se chega após leitura do Livro Verde do Poder Local, hoje apresentado pelo Primeiro Ministro de Portugal.
    Neste plano são considerados vários critérios para a existência de freguesias, sendo que Cunha Baixa, por ser uma Área Predominantemente Rural (APR), por pertencer a um município com densidade habitacional baixa e por ter mais de 500 habitantes, cumpre o critério para se manter como freguesia.
    O mesmo não podem dizer a Cunha Alta, Freixiosa, Lobelhe do Mato, Póvoa de Cervães, S. João da Fresta, Travanca de Tavares e Várzea de Tavares, as quais falham o critério população.
    Não sabemos ainda o que se irá passar nos próximos meses em termos legislativos e que alterações serão ainda introduzidas, nomeadamente depois de ouvidas as autarquias, mas tudo leva a crer que estas freguesias irão desaparecer, já nas próximas eleições.
    Como irá ficar o mapa das freguesias no futuro? Não sabemos, mas se olharmos o mapa das freguesias  www.cmmangualde.pt/images/stories/mapas/mapa%20das%20freguesias.jpg, poderemos fazer alguma ideia.
    As fusões de freguesias que vierem a ocorrer deverão ter em atenção a questão de continuidade territorial, a facilidade de comunicação entre as aldeias das freguesias e sobretudo a população residente. O caso da freguesia de Abrunhosa-a-Velha é sintomático. Tem 565 habitantes e se não se juntar, agora,  a uma ou duas freguesias que vão desaparecer e com quem faz fronteira, desaparecerá rapidamente.
    De referir ainda que Mangualde tem 14 freguesias predominantemente rurais, 2 freguesias predominantemente urbanas (APU - Mangualde e uma outra, que desconhecemos) e 2 freguesias medianamente urbanas (AMU - que também desconhecemos quem são).

1 Comentário(s):

Blogger Al Cardoso disse...

Olhe tenho uma sugestao, porque nao cedem a Varzea de Tavares e S. Joao da Fresta, a Fornos de Algodres estamos a necessitar de populacao por ca!!!
Estou a brincar, ou se calhar ate nao!

Um abraco de amizade.

10:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página inicial