29 julho 2009

Se quer ser saudável - Beba Condestável

Há alguns anos atrás existiu na Abrunhosa do Mato a fábrica de refrigerantes Condestável. O seu lema era: “Se quer ser saudável – Beba refrigerantes Condestável”.

Fundada em meados da década de cinquenta pela sociedade Irmãos Abrantes, constituída por Amílcar, Ilídio e António Abrantes, integrava um conjunto formado por uma fábrica de refrigerantes, padaria e um aviário.

Estes pequeno complexo localizava-se no castelo, na confluência da Rua das Flores, Rua do Centro e Rua da Portela, ladeando a mercearia e taberna do Sr. Miguel.

A fábrica de refrigerantes era composta por uma linha de engarrafamento automática e estava dotada de um abastecimento próprio de água com captação nos Carreiros.


Apesar da sua reduzida dimensão produzia em série refrigerantes de qualidade e rapidamente conquistou um vasto mercado local. Nessa altura, perspectivava-se a construção da barragem na Abrunhosa do Mato e a ligação a Girabolhos. O Rio Mondego, deixaria de ser uma grande barreira natural, os níveis de produção de refrigerantes seriam maiores e os resultados bem mais proveitosos.

A concorrência era escassa. Nessa época vivia-se sob bloqueio internacional e refrigerantes importados – nem vê-los.

Vendidos na quase generalidade das mercearias, tabernas e tascas das redondezas, os refrigerantes Condestável faziam furor entre a garotada e adoçavam os traçados dos mais velhos na perfeição. Na taberna do Sr. Miguel, “paredes-meias” com a fábrica, quem chegasse de fora e pedisse outro refrigerante que não o Condestável ouvia sempre a seguinte resposta:

- Eu não quero cá dessas porcarias...

Vai um Condestável?

...

Agradecimento a Paulo Simões, autor da fotografia e proprietário desta relíquia.

Paulo, obrigado pelo envio das fotos e por nos ajudares a recordar os revigorantes refrigerantes Condestável, traçados e biscoitos secos a granel que devorávamos em três tempos na taberna do Sr. Miguel depois de longas horas de correria no campo de futebol e com a bicicleta.
Guarda bem essa garrafa…
Um abraço
Alex

11 Comentário(s):

Blogger Neoarqueo disse...

Como diria o compadre Vítor sobre o que eu diria: "aqui está um excelente apontamento para memória futura".
A fábrica Condestável é um exemplo da actividade indutrial (histórica) que há-de entrar na futura monografia da Freguesia de Cunha Baixa (no prelo).
Aghradeço que me enviem a foto da garrafa para juntar a outros documentos que eu pedi no Neoarqueo (fotos, recortes de jornais, etc) e até agora...nada).

10:01 da manhã  
Blogger Alex disse...

Caros leitores,
Alguém pode contribuir com algumas datas e números para este artigo. Mais concretamente, as datas de fundação e de encerramento, alguns valores de produção, áreas de distribuição, variedade de produtos, etc...
Obrigado

10:41 da tarde  
Blogger Neoarqueo disse...

Boa Alex, chama-se a isso recolha de elementos e fontes para constituiçãpo de fundo ou arquivo histórico que a todos, e a mim em particualar, dará muito jeito.

10:15 da tarde  
Anonymous sam disse...

Desculpa, Alex, mas convém fazer duas correcções:
1) como se vê na garrafa, é "Condestável" e não "Contestável"
2) Os Irmãos Abrantes da fábrica, padaria e aviário eram Amílcar, Ilídio (e não Elido) e António. A confusão virá, provavelmente, dos Irmãos Abrantes do grupo musical (os mesmos Amílcar e Ilídio mas agora o irmão Virgílio em vez do irmão António).
Datas: a fábrica foi construída em 1955-56 e vendida aos senhores Arlindo Correia e Cândido Fernandes (não sei quando; presumivelmente em fins dos anos 70).

Um abraço.
Sílvio Abrantes

11:18 da tarde  
Blogger Alex disse...

Olá Sílvio Abrantes!
Vou corrigir os erros,calinadas e acrescentar os novos dados.
Obrigado pelo contributo.
Alexandre Rodrigues

2:19 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

ERA NAS GRANDIOSAS FESTAS DE VILAR SECO, (((QUE ESTE ANO SE REALIZAM A 15, 16 E 17 DE AGOSTO))), QUE OS CELEBRES REFRIGERANTES CONDESTÁVEL DA ABRUNHOSA DO MATO E O SEU CONGENERE DE VILAR SECO, REFRIGERANTES ESTRÊLA DA BEIRA DE HORÁCIO DE FIGUEIREDO, SACIAVAM A SÊDE DOS SEUS FORASTEIROS, COM AS SUAS REFRESCANTES LARANJADAS E PIROLITOS DE BOLA DE VIDRO, MERGULHADOS EM TINAS DE MADEIRA COM ABUNDANTE GELO DE OCASIÃO.ISTO SÃO REFERÊNCIAS MEMORIAIS, ONDE A SAUDADE IMPERA PROFUNDAMENTE.Portanto saia da rotina e visite Vilar seco,e os seus festejos AMANHÃ,DEPOIS E 2ª: FEIRA para os jogos tradicionais e, participe porque é sempre bem-vindo.!.AKRYSIO D'ALBUQUERQU

4:33 da tarde  
Anonymous BlackJack disse...

Ola amigo Alex,olha tens aqui uma post muita fixe, sobre o passado da nossa terra.Queria te dizer,que existe mais uma garrafa para além desta.O meu pai ainda tens esta garrafa e a outra que falta,para sua recordação,se precisares da foto da outra garrafa psso te arranjar isso para acresentar na post.Abraço

1:07 da tarde  
Blogger Alex disse...

Olá Blackjakc!
Sim agradeço que me envies fotos dessas garrafas.
Recentemente enviaram-me do brasil umas fotos de dois copos dos refrigerantes e provavelmente ficava bem com essa garrafa.
Abraço

10:49 da tarde  
Anonymous BlackJack disse...

Olha afinal falei melhor com o meu pai, e uma das garrafas é igual aquela que tens no post, e a outra é uma garrafa verde, mas ja não é dos irmãos Abrantes, mas sim do Cândido Fernandes.Não sei se serve, se servir diz me para onde te mandar as fotos.Abraço

10:51 da manhã  
Blogger Alex disse...

Olá Blackjack!

Sim agradeço que me envies fotos dessas garrafas para alex.rod@netcabo.pt.
Eu tenho duas dessas (do Cândido Fernandes)transparentes, de litro, mas gostava de publicar um artigo com outras de cores e formatos variadados.
Fico a aguardar

Um Abraço

7:02 da tarde  
Anonymous Carlos Ivo da Silva disse...

Olá. Boa noite. Estou a fazer um estudo sobre Fábricas de Pirolitos que tenham existido em Portugal e ex-Colónias. Desconhecia a existência desta Fábrica, pois a Autarquia de Mangualde ainda não respondeu ao meu E-mail sobre este assunto. Achei curioso também a existência de outra Fábrica em Vilar Seco ( Nelas ). A autarquia de Nelas resoondeu-me que não havia nenhuma fábrica na área do seu concelho, o que parece, pelos vistos, não ser verdade. Ora bem, agradecia me fornecessem mais detalhes sobre estas fábricas, se for possível, referenciando o número ( mais ou menos ) de empregados que laboraram em cada uma delas. Se houver fotos, agradecia,. O meu E-mail é cjivodasilva@gmail.com. Agradecido. Carlos Ivo da Silva

12:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Página inicial