09 junho 2009

A barragem já mexe.








Já se conseguem ver algumas movimentações na nossa aldeia para a construção da tão desejada barragem. 

11 Comentário(s):

Anonymous beta dos currais disse...

realmente já há movimentações.....mas serão para a construção da barragem ou para a "renovação" de um mandato????? Já agora o melhor é mudar o nome da Estrada da Barragem.... Que tal Estrada Danoninho?????? Pois já só falta um "bocadinho" para chegar aos Currais. Caso não saibam as obras só irão até à casa do Sr Armando!!!!!
Já agora viva as eleições!!!!!!

6:45 da tarde  
Blogger Neoarqueo disse...

Já mexe e hoje fui lá, acompanhado pelo António Joaquim. Fomos até ao rio, junto ao pontão e ao primeiro nível da ponte. amnhã conto publicar no www.neoarqueo.blogspot.com a viagem e as fotos.

11:48 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Junto perguntas feitas à ENDESA e respectiva resposta, em 12/06/09
Engª Pedro Almeida Fernandes

Sou de Abrunhosa do Mato, a aldeia mais próxima do local onde a
Endesa irá construir a Barragem de Girabolhos, no rio Mondego.
Dado que tal empreendimento poderá vir a afectar a alldeia de
forma permanente, venho solicitar-lhe o envio de informação
relativamente à construção da Barragem, nomeadamente;

- áreas afectadas pela construção da Barragem, a montante e a
jusante da parede, nomeadamente para instalação de estaleiros,
depósitos de materiais, etc.;
- caminhos e estradas existentes e a construir, que irão ser
utilizados para passagem de máquinas e camiões e se a actual "estrada
da barragem" (aberta pela Companhia Eléctrica das Beiras) irá ser
utilizada;
- impactes da construção ao nível dos trabalhadores, nomeadamente
no que respeita à existência de trabalhadores migrantes (quantos, seu
alojamento, alimentação, ...);
- vai ser construída alguma via rodoviária que atravesse o paredão?
Qual a largura da via e o seu trajecto? Tem ligação à aldeia?;
- quais os benefícios para a Abrunhosa do Mato e sua população, a
longo prazo?
- que contrapartidas para a população da Abrunhosa pelos trantornos
que certamente irão causar?;
- estão previstos investimentos complementares, nomeadamente
instalações eólicas ou aproveitamento de águas?;
- está pensada a alteração do nome da Barragem de Girabolhos para
Barragem de Girabolhos-Abrunhosa (ou vice-versa), à semelhança de
Crestuma-Lever, por exemplo?;
- está previsto algum tipo de investimento conjunto com alguma das
Câmaras Municipais dos Municípios cuja área é afectada pela Barragem
(Gouveia, Mangualde, Nelas e Seia)?

Caso seja conveniente, poderei deslocar-me às vossas instalações
para recolher a informação agora solicitada.

e a resposta:

Caro Jorge Almeida Abrantes,

Como sublinhei no nosso último contacto, as suas questões, da maior pertinência, recaem sobre um conjunto de aspectos que está ainda em fase de estudo aprofundado no âmbito da realização do ante-projecto e do estudo de impacte ambiental que estamos a realizar.

Apenas a partir de Outubro deste ano, com a finalização do Anteprojecto e Estudo de Impacte ambiental, nos será possível ter respostas mais concretas. Nessa altura esta informação será colocada em consulta pública, altura em que poderá não só ter acesso à mesma, como colocar questões e sugestões.

Entretanto, dispomos de alguns dados preliminares sobre algumas destas questões, os quais tivemos o cuidado de divulgar em sessões públicas, devida e atempadamente divulgadas, nos Concelhos de Seia, Mangualde e Gouveia nos passados dias 28 e 29 de Maio de 2009.

Na eventualidade de não ter podido estar presente posso adiantar-lhe que:

1. Ainda não está finalizada a selecção do local de estaleiros e instalações de obra.

2. Está em estudo a utilização do paredão como via de comunicação (1 faixa de rodagem em cada sentido) entre Abrunhosa do Mato e Girabolhos.

3. Não está previsto nenhum aproveitamento renovável complementar, eólico, mini-hidráulico ou outro.

4. A construção da barragem terá lugar entre 2011 e 2015, sendo que apenas neste último ano se iniciará o enchimento da Albufeira. Estima-se a título preliminar a criação de 1.000 postos de trabalho directos na construção da barragem entre 2011 e 2015.

6:50 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Jorge, bons olhos leiam a tua escrita. Contacta-me. Sabes como fazê-lo. Toninho.

9:45 da tarde  
Blogger Alex disse...

Beta,

Essa da estrada danoninho, que sol lhe falta um bocadinho, está engraçada...
Tens que ter paciência.
Diz-se que esta prevista a construção de uma nova travessia no ribeiro dos Currais com um novo traçado, atenuação de curvas e declive. :-)
O teu problema será resolvido em breve. Tem esperança.
É só mais quatro aninhos...

2:07 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Ó Danoninho quanto mais te fazem menos agradecida ficas, se não tivesses tu também metida em política nem me estranhava assim é dificil é de entranhar com quem como com o Partido do Governo que é responsável pela Barragem e vem com uma opinião dessas.
E assim se faz política em Portugal.

Atentamente;
O olho que tudo vê.

4:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Deve ser o olhO de trás....
Eu sei onde moras

7:12 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ouve lá "Anonimo que tudo vê" tu deves ver é só de noite ou entao como as burras..deves ter umas talas de lado e só olhas para a frente BOI ou VACA!!!
Eu sei onde moras mais umas vez te digo issO

3:22 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A verdade doi...não fales do meu olho ao fim de estragares o teu...sejas lá tu quem fores...quanto ás talas devolvo-tas de bom gosto que não gosto de ficar com o que não me pertence...e se sabes onde moro...podes-me fazer uma visita...não olhes é só para a frente podes cair.

O Olhómetro

1:10 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Fale-se tanto da barragem, mas são se FALA O QUE É REALMENTE IMPORTATNE.

Será viável a barragem de Girabolhos para as populações de Girabolhos e Abrunhosa do Mato?



Além de ser bastante importante a construção da barragem para a economia nacional, ninguém fala de um outro ponto, este sim de extrema importância e á muitos anos ambicionado pela populações de Girabolhos e Abrunhosa do Mato, que é o paredão da barragem servir de ponte de ligação entre os concelhos de Seia e Mangualde, SEM ESTA LIGAÇÃO NÃO EXISTE NENHUM DESENVOLVIMENTO ECONOMICO PARA AS DUAS POPULAÇÕES
Segundo se consta, ainda não existe nenhum projecto para o traçado que liga os dois conselhos. Ao verificar que não existe nenhum traçado a VIABILIDADE da barragem para as populações de Girabolhos e Abrunhosa do Mato será rigorosamente NENHUMA, trazendo até consequências para a vida quotidiana visto que nestas mesmas populações não existe actividade industrial. Digo isto, porque vão desaparecer muitos terrenos agrícolas essenciais para a subsistência de algumas famílias destas mesmas localidades.
Se perguntarmos às população destas localidades sobre o facto de não existir um traçado que liga os dois concelhos, na maioria, se não na totalidade, afirma com grande desilusão que a barragem não é BEM-VINDA. Se na realidade não existir intenções de construir esse traçado, alerto para os autarcas de Seia e Mangualde a oportunidade que estão a perder de utilizarem mais uma vez verbas vindas da U.E para um traçado nacional. Se mesmo assim não tiverem essas mesmas verbas, acho que era de bom agrado pela parte autarquias de Seia e Mangualde chegarem a um acordo para uma via municipal.
As vantagens deste traçado são enormes para que as autarquias fechem os olhos. Se repararmos o turismo é a principal vantagem tendo estas duas frentes, tanto no turismo que a albufeira de Girabolhos irá provocar, bem como na ligação á principal porta da entrada da Serra da Estrela, que é a cidade de Seia. Contudo o concelho de Mangualde também tem a ganhar com este traçado, aproveitando a ligação da A 25 que por ali no futuro passarão milhares de turistas pela cidade de Mangualde.
Uma outra vantagem é as ligações sociais bem como comerciais entre os dois concelhos, visto que esta nova ligação é bem mais viável do que as existentes da actualidade. Os acessos existentes na actualidade não são nada favoráveis ao "bom" relacionamento dos dois concelhos, visto que estas já não correspondem ás exigências de um país que quer crescer economicamente.

10:39 da manhã  
Anonymous beta currais disse...

acredita que só hoje li esta resposta do srº anónimo(15-01.2010) está engraçada!!! mas eu não vivo no anonimato! tudo o que digo responsabilizo-me por isso! é pena que não faça o mesmo porque não tem coragem para isso! já agora o que fez por mim??? carregou-me ao colo e mudou-me as fraldas??? pois esses sim fizeram muito e fazem por mim e fizeram por muitos que depois de servidos cuspiram no prato!!
beta madeira

9:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página inicial