02 abril 2013

Está em construção o Gasoduto Mangualde – Celorico – Guarda

Enquadrado no desenvolvimento da Rede Nacional de Transportes de Gás Natural em Alta Pressão, está em construção o Gasoduto Mangualde – Celorico – Guarda. O gasoduto atravessa terrenos da nossa Aldeia.

Para este projecto havia duas alternativas em estudo. A opção “A”, correspondente ao traçado verde, foi a escolhida por ser a que acarretava menores custos e impactos para a globalidade do projecto. É no entanto, a que tem mais implicações para a Abrunhosa do Mato.

Procedente de Moimenta de Maceira Dão, Outeiro de Espinho e Cunha Baixa, o gasoduto vai atravessar uma extensa área de pinhal, terrenos de cultivo e vinha. Atravessará a recta do Alto da Cruz (EN329) e a estrada Abrunhosa / Cunha Baixa (EN329-2) no Carregal, flectindo depois para o Turgal, Carvalha Gorda e Riango, seguindo em direcção às Contenças.

A construção do Gasoduto Mangualde – Celorico – Guarda irá interligar o gasoduto de Coimbra/Viseu e o gasoduto de Portalegre/Guarda. Vai possibilitar a interligação com Espanha e com a rede europeia, garantindo o reforço da rede bem como, o abastecimento a grandes consumidores e a exploração por parte de concessionários.

O projecto do gasoduto é constituído por 48Km de tubos de aço de 700 mm de diâmetro e 28Km de tubos de 300 mm. Soldados de topo a topo suportarão uma pressão máxima de serviço de 84 bar e estarão enterrados a uma profundidade nunca inferior a 80 cm.

Na mesma vala e paralelamente ao gasoduto, será colocado um tubo para instalação de um cabo de fibra óptica, que possibilitará a monitorização e calibre da rede, efectuar o controlo das válvulas de corte e o ajuste de pressão.

A servidão de passagem de gás, implica as seguintes restrições:

1 - O terreno não será arado, nem cavado, a uma profundidade superior a 50 cm, numa faixa de 2m para cada lado do eixo longitudinal da tubagem;

2 - É proibida a plantação de árvores, ou arbustos numa faixa de 5 m para cada lado do eixo longitudinal da tubagem;

3 - É proibida a construção de qualquer tipo, mesmo provisória, numa faixa de 10 m para cada lado do eixo longitudinal da tubagem;

4 - É permitido o livre acesso do pessoal e equipamento necessário à instalação, vigilância, manutenção, reparação e renovação do equipamento instalado e respectiva vigilância;

5 - O eixo da tubagem dos gasodutos deve ser assinalado no terreno pelas formas estabelecidas no regulamento de segurança.

Será necessário estabelecer a servidão temporária decorrente da execução das obras, numa faixa ao longo do traçado da conduta, implicando a remoção de todos os obstáculos no interior da faixa, com restituição, após conclusão dos trabalhos. Esta faixa terá a largura máxima de 14 metros, devendo ser definidos os caminhos confinados para a circulação de maquinaria, evitando sempre que possível a abertura de caminhos ao longo das margens de modo a evitar a compactação dos solos. Dever-se-ão utilizar caminhos já existentes para acesso aos estaleiros e se tal não for possível dever-se-á utilizar o corredor de servidão existente para este efeito.

A Consulta Pública decorreu de 31 de Agosto a 4 de Outubro de 2010, durante 25 dias úteis.

O Estudo de Impacte Ambiental (AIA2286) esteve disponível para consulta pública, na Câmara Municipal de Mangualde e na Junta de Freguesia de Cunha Baixa.

No Parecer da Comissão de Avaliação (Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental No. 2286), não houve referência a qualquer deliberação, sugestão, parecer ou crítica, registado para a nossa freguesia por particulares ou qualquer entidade.

--- --- ---

Será que é desta que vamos ter gás canalizado e fibra óptica em Abrunhosa do Mato?

1 Comentário(s):

Anonymous Jorge A. Abrantes disse...

Obrigado pela informação. Abraço
Jorge A Abrantes

7:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página inicial