01 abril 2013

Nova ETAR para Abrunhosa do Mato


O presidente da CMM, Dr. João Azevedo, revelou ontem à tarde, em entrevista com a jornalista Irene Ferreira da Rádio Voz de Mangualde, alguns dos objetivos prioritários do programa eleitoral do executivo para o Concelho de Mangualde. Entre outros, de grande interesse para a freguesia, destacou a intenção de construir uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em Abrunhosa do Mato já em 2014.

A construção da ETAR, obra orçada em 1 milhão de euros, terá uma comparticipação de 80% de fundos comunitários (FEDER - Regiões NUTS 2) e localizar-se-á junto ao ribeiro dos Currais, à quota de 300 metros, Junto ao Rio Mondego.
O projeto prevé também a ligação a novos empreendimentos a construir junto ao espelho de água da futura barragem de Girabolhos, espaços recentemente propostos para desafetação de reserva florestal em sede de revisão do PDM (Plano Diretor Municipal).

Este empreendimento, com uma dimensão total de 2680 metros irá, possibilitar a extensão do fornecimento de serviço de esgotos a toda a aldeia e eliminar as actuais fossas existentes.

Vão ser finalmente ser demanteladas as fossas dos Currais e Portela, focos de poluição dos lençois freáticos e da ancestral rede de regadio da Portela e do Porto do Carro. Poluição que se intensifica no período do Verão, quando triplica a população, ocorrem descargas de afluentes e se recorre mais às regas no terrenos.

O estudo de impacto ambiental da ETAR de Abrunhosa do Mato está disponível para consulta pública durante um período de 60 dias (utéis) na secretaria da CMM a partir de hoje, dia 1 de Abril de 2013.

Fonte:
http://www.radiomangualde.com/
mms://stream.radio.com.pt/ROLI-ENC-55

2 Comentário(s):

Blogger Alex disse...

O dia 1 de Abril é o dia das mentiras...

9:52 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Era bom era....

2:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página inicial