01 abril 2011

<< NOVIDADE >> - Mini Hídrica em Abrunhosa do Mato...

A Endesa Generacion Portugal, empresa concessionária da Barragem de Girabolhos no Rio Mondego, pretende construir uma mini-hídrica em Abrunhosa do Mato nas proximidades dos Currais.

Este empreendimento irá reforçar em 5% a capacidade de produção energética da barragem de Girabolhos - Abrunhosa do Mato, está orçado em 17 milhões de euros, terá uma capacidade de produção de 15 Mega watts, irá inundar uma área de 22 de hectares e terá uma capacidade de retenção de 11 hm3.

Esta mini-hídrica para além da produção energética, vai servir de reforço ao armazenamento da água para a albufeira de Girabolhos. Para esse efeito, vai ser criada uma ligação em rampa, um circuito hidráulico reversível constituído por um túnel de 1,2 Km e 2,5m de diâmetro, com queda nominal de 125m a 10m3/s.

A reversibilidade do sistema vai ser garantida com a instalação de 4 eólicas destinadas a fornecer energia ao circuito para reposição de água na cota superior. Com a construção deste paredão nos Currais, ficará inundado todo o vale até à ponte da estrada para as Contenças junto aos Riangos.

A abóbada em betão terá uma altura de 26m, estará a uma altitude de 407m e destinar-se-á a reter água à cota de 400m. Terá um coroamento em curva ao longo de 65m, uma largura de 5m com passagem rodoviária e servirá para fazer a futura ligação à estrada Abrunhosa do Mato/barragem.

As sondagens começam já na próxima semana e prevê-se que o arranque das obras seja simultâneo ao da barragem de Girabolhos, de forma a estarem concluídas em meados de 2015. O projecto estará disponível para consulta já a partir de segunda-feira na Secretaria da Câmara Municipal de Mangualde e na Sede da Junta de Freguesia, na Cunha Baixa.

A AMAD (Aldeias do Mondego – Associação de Desenvolvimento) já obteve a garantia da Endesa que os seus clientes de Abrunhosa do Mato iram ser beneficiados em 25% na sua factura energética, que todos os lesados pelas expropriações terão compensações justas e uma redução de 75% na sua factura durante 25 anos. Também ficou prometido que a Endesa irá construir uma praia fluvial e uma pequena marina, com instalações de apoio a actividades náuticas e de lazer, em localização a estudar.



Meu Deus!!! Não acham que já é água a mais?

10 Comentário(s):

Blogger Rui Quental disse...

Hoje!!!! parece mesmo muita água.

11:17 da manhã  
Blogger Motojunior disse...

so acredito quando vir...

10:25 da tarde  
Anonymous Beta dos Currais disse...

pois é verdade... parece-me realmente água a mais... querem ver que agora vou ficar com uma vista de cimento???? já me parece um pouco exagerado!!! mas antes de me prenunciar do contra vou tentar perceber realmente que projecto é este....
mas... continuo a achar que uma parede de cimento nos currais vai estragar tudo aquilo que temos de bom neste sítio único da Abrunhosa e só quem cá mora é que sabe do que falo!!!

12:07 da manhã  
Anonymous beta dos currais disse...

agora que acordei(e já é dia 2 de abril) pergunto ao srº Alex: isto é uma mentira do 1 de Abril??????

7:55 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Será água a mais,ou vinho a mais?Eis a questão!
Na minha opinião esta publicação está um pouco abusiva,ou seja,o blog da Abrunhosa é um blog serio nao acham?
Brincadeirinhas de Mau gosto que nem no primeiro de Abril deviam ser ditas!

10:56 da manhã  
Blogger Alex disse...

Pois...
Foi uma partida do 1 de Abril.
:-)

6:12 da tarde  
Anonymous Beta dos Currais disse...

PARBÉNS ALEX!!!NÃO ME LEMBRO DA ÚLTIMA VEZ QUE FUI ENGANADA NO PRIMEIRO DE ABRIL!!!E JÁ COMEÇAVA A NÃO ACHAR GRAÇA A ESTE DIA... FINALMENTE ALGUÉM ME CONSEGUIU FAZER PASSAR UMA NOITE MAL DORMIDA POR CAUSA DE UMA MENTIRA...
ACHEI ESPECTACULAR A TUA INICIATIVA E MUITO BEM ELABORADA...AQUELES PORMENORES...AHHH!!!
PARABÉNS MAIS UMA VEZ

11:35 da tarde  
Anonymous don´t walk on da grass disse...

Este blog cada vez está pior, já só aceitam comentarios das pessoas que lhe agradam, pq de resto não aceitam os comentarios sejam anonimos ou com nome.Surgiu ai um artista que ainda propos em criar um novo para ver se as coisas mudavam mas infelizmente esse atista ficou só pela boca.
Aqui só podem mandar bocas aquelas pessoas que comem do mesmo prato (ou pia),mas infelizmente está terra sempre funcionou assim e ade continuar assim.
Abraço
don´t walk on da grass

1:53 da tarde  
Blogger Alex disse...

don´t walk on da grass

Como deverá saber quem modera os comentários sou eu. A responsabilidade de os colocar ou não, é minha. Não depende de terem sido feitos por “pessoas que lhe agradam” ou que “comem do mesmo prato”. Quando não são publicados é porque não interessam - são considerados lixo – não prestam – apagam-se.
Acredite que aceito muito bem a crítica e sei ouvir outras opiniões.
Informo-o que não como na “pia” com outros (como os animais) e que é por serem desse “género”, que os seu comentários e de alguns anónimos vão directamente para o lixo.

Se quer ver os seus comentários colocados no blog tem que respeitar os autores, os outros comentadores e nunca deverá denegrir a imagem da sua terra. Entende?

Cumprimentos

6:26 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Concordo com o Alex!
Tudo bem que se brinque e se mande umas bocas de vez em quando,mas daí a falarem em pias,etc,NAO!
Abraço do Anónimo ;)

9:53 da manhã  

Enviar um comentário

<< Página inicial