13 maio 2010

Aldeias do Mondego – Associação de Desenvolvimento reúne com Câmaras Municipais.

A Aldeias do Mondego – Associação de Desenvolvimento, reuniu no passado dia 5 de Maio com as Câmaras Municipais de Gouveia, Mangualde, Nelas e Seia, Câmaras directamente interessadas na construção das Barragem de Girabolhos e da Bogueira. O convite da Aldeias do Mondego aos quatro presidentes de Câmara teve por objectivo a troca de impressões sob as temáticas Barragem e desenvolvimento local.

A reunião começou com uma deslocação ao miradouro da Barragem, em Abrunhosa do Mato, sede da Aldeias do Mondego, tendo a conversa decorrido em ambiente informal entre os Vice-Presidentes de Câmara de Gouveia, Dr. Luís Tadeu, de Mangualde, Engº Joaquim Patrício, e dos vereadores Dr. Jorge David Paiva, da Câmara de Nelas, e Dr. Jorge Brito da Câmara de Seia. Da Câmara de Gouveia esteve igualmente presente Nuno Santos e por parte da Aldeias do Mondego o seu presidente, Dr. Jorge A. Abrantes.

A deslocação ao local da construção da Barragem de Girabolhos teve por objectivo mostrar aos presentes quão próximos ficam os quatro concelhos e quão próximo ficam as populações dos quatro concelhos, que naquele local se concentram. A conversa versou acessibilidades, ligações entre os concelhos, contrapartidas pela construção das barragens, a possibilidade de utilização dos espelhos de água, nomeadamente a nível desportivo-turístico.

De regresso à sede da Aldeias do Mondego, no Edifício do Centro Recreativo e Desportivo Abrunhosense, onde o seu presidente Prof. David Assis nos recebeu, o presidente da Aldeias do Mondego avançou com um conjunto de ideias que colocou à consideração das Câmaras Municipais.

Agricultura, Cultura, Desporto e Turismo foram os temas abordados, na perspectiva de uma actuação conjunta e racional das Câmaras presentes, tendo-se discutido desde a realização conjunta de uma grande feira de agricultura à gestão florestal, à organização de um encontro anual de filarmónicas, à promoção conjunta de actividades culturais ou ao apoio à realização de provas desportivas baseadas nas Aldeias do Mondego

A vertente turística esteve igualmente presente, tendo sido tecidas várias questões que se prendem com a utilização de casas das aldeias para esse fim.

Outros assuntos foram tratados durante a hora e meia de reunião e a Aldeias do Mondego aproveitou para convidar as Câmaras Municipais a serem suas associadas. A realização de novas reuniões foi considerada útil, tendo ficado decidido que a Aldeias do Mondego iria organizar um próximo encontro entre as Câmaras Municipais, no próximo mês de Setembro. Por sugestão do Dr. Jorge Abrantes, a próxima reunião ocorrerá em Girabolhos.


Dr. Jorge A. Abrantes
Presidente