13 maio 2010

Reunião da Aldeias do Mondego com Juntas de Freguesia

Aldeias do Mondego – Associação de Desenvolvimento reuniu com juntas de Freguesia.

A Aldeias do Mondego – Associação de Desenvolvimento, reuniu no passado dia 3 de Maio com as Juntas de Freguesia das aldeias que terão terrenos submersos pelas águas das albufeiras das Barragem de Girabolhos e da Bogueira. O convite da Aldeias do Mondego aos onze presidentes de junta teve por objectivo a troca informal de opiniões em torno do projecto da Barragem de Girabolhos.

Na reunião foram abordados vários temas, nomeadamente os que se prendem com a abertura ou utilização de caminhos para acesso à zona da albufeira, aquando da limpeza das áreas que irão ficar submersas. Foi considerado importante que os caminhos principais sejam abertos acima das cotas máximas de água e que exista continuidade entre eles, por forma a que seja possível percorrer toda a albufeira.

As indemnizações a receber pelos terrenos foram também objecto de diálogo entre os Presidentes presentes, tendo sido considerado importante uma tomada de posição conjunta no que respeita aos valores dos terrenos sob administração das Juntas de Freguesia.
Foi levantada a questão dos terrenos que, após levantamente cadastral, se verifique não terem proprietário conhecido e manifestado o desejo de que as indemnizações a receber pelo Estado, pelos mesmos, revertam a favor das respectivas Juntas de Freguesia, se tal for possível.

Ainda relacionado com as contrapartidas pela construção da Barragem, foi dito pelos presentes que a Endesa devia proporcionar às freguesias ou a uma área em torno das barragens / albufeiras electricidade mais barata. Foi referido o exemplo francês, em que os produtores de energia eléctrica proporcionam às populações na área de influência das respectivas barragens, centrais termo-eléctricas ou nucleares electricidade a preços reduzidos. A redução de preços pode atingir os 25%, no caso das centrais nucleares. A Aldeias do Mondego e as Juntas de Freguesia presentes pretendem que o mesmo racional seja aplicado neste empreendimento.
Para além destes, outros temas foram abordados, no sentido da cooperação entre freguesias. Programação de trabalhos e de obras que possam ser úteis a mais que uma freguesia e a eventual partilha de equipamentos ou pessoal foram discutidos, bem como assuntos relacionados com a administração das Juntas e dificuldades sentidas.

A esta reunião, que decorreu no edifício do Centro Recreativo e Desportivo Abrunhosense, em Abrunhosa do Mato, onde fomos recebidos pelo seu Presidente, Prof. David Assis, compareceram os Presidentes das Juntas de Freguesia de Arcozelo da Serra, Engº Carlos Branco, Cunha Baixa, António Maria Fernandes, Girabolhos, Manuel Martins, Paranhos da Beira, Armando dos Santos, Póvoa de Cervãos, Luís Morais e o Presidente da Assembleia Municipal de Senhorim, José Manuel Santos. Esteve ainda presente o Tesoureiro da Junta de Arcozelo da Serra, Bruno Monteiro e por parte da Aldeias do Mondego os srs Dr. Jorge Almeida Abrantes e Arlindo Coito Ferreira, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Aldeias do Mondego.

A Aldeias do Mondego convidou as Juntas de Freguesia a participarem da Associação, como associados, e ficou decidida uma próxima reunião entre as Juntas de Freguesia, sob o patrocínio da Aldeias do Mondego, a realizar no próximo mês de Setembro.


Dr. Jorge A. Abrantes
Presidente