12 outubro 2009

No rescaldo da noite eleitoral de ontem tiramos as seguintes conclusões:
A Freguesia tem 1160 eleitores inscritos.
Votaram 706 eleitores.
Isto significa uma abstenção de cerca de 39%.
No entanto, estes dados não correspondem à realidade. Se fossem contabilizados apenas os inscritos residentes isso daria uma abstenção na ordem dos 10%. Quer isto dizer que esta freguesia continua a ter muitos emigrantes o que pode conduzir a extrapolações erróneas.
Assim, temos que o PS ganhou a Junta de Freguesia por 29 votos.
A diferença para a Câmara Municipal foi de 93 votos a favor do PS.
Relativamente à Junta de Freguesia o PS fica com 5 mandatos e o PSD com 4.
Isto sgnifica que o PS ganha 2 mandatos ao PSD em relação às últimas eleições autárquicas.
Esmiuçados os resultados por mesa e pelos dois principais partidos e candidatos (que nos perdoem os restantes partidos, mas esta análise foi feita tendo em conta apenas as forças com capacidade efectiva de vencer a Câmara e a Junta) os números são os seguintes:

Abrunhosa do Mato
Junta de Freguesia - PS - 200 votos / PSD - 121
Assembleia Municipal - PS - 204 / PSD - 110
Câmara Municipal - PS - 207 / PSD - 113
Cunha Baixa
Junta de Freguesia - PS - 150 votos / PSD - 200
Assembleia Municipal - PS - 171 / PSD - 175
Câmara Municipal - PS - 177 / PSD - 178

O PS obtém uma vitória histórica em Abrunhosa do Mato. Jamais isso tinha acontecido nesta aldeia!...
É caso para dizer, perspectiva do PS e de quem assina este post: foi a Abrunhsosa quem salvou a honra do Convento...
Vejamos a distribuição de mandatos para a Assembleia de Freguesia e seguindo a lógica sequêncial dos candidatos entrarão:

PS: António Maria Fernandes (Cunha Baixa), António Fernando Ribeiro (Abrunhosa do Mato), Sandra Amaral (Abrunhosa do Mato), Manuel Pereira (Cunha Baixa) e Ana Marques (Abrunhosa do Mato);

PSD: José Marques (Cunha Baixa), Fernanda Pais (Abrunhosa do Mato), João Saúde (Abrunhosa do Mato) e Joaquim Abrantes (Cunha Baixa).
Seguindo a lógica dos actos eleitorais passados, deverão ser eleitos para o executivo da Junta: Presidente - António Maria Fernandes (Cunha Baixa), Secretário - António Ribeiro (Abrunhosa do Mato) e Tesoureira - Sandra Amaral (Abrunhosa do Mato).
Presidente da Assembleia de Freguesia - Manuel Pereira (Cunha Baixa).
No sequência destas votações internas na Assembleia de Freguesia deverão subir para a Assembleia: Susana Figueiredo (Cunha Baixa), Mário Marques (Abrunhosa do Mato) e Ramiro Melo (Cunha Baixa) para substituição dos elementos que compõem o executivo.
Nesta eleição foi eleito vereador o nosso conterrâneo João Lopes.
A acto eleiroral decorreu com normalidade e as vitórias foram comemoradas com total respeito pelos adversários. Daqui a quatro anos haverá mais.
Daqui se enviam os parabéns aos vencedores e o respeito pelos vencidos.

2 Comentário(s):

Anonymous don't walk on da grass disse...

TSFM escrutina os scrutinos.
permite-me corrigir: em terras de cavaquistão não se vota PS apenas se exige mudanças...
ora temos aqui tanto para o concelho como para a freguesia uma equipa jovem e determinada. que esta vaga de optimismo nos traga as tão desejadas mudanças (e um pouco de alcatrão novo para as estradas).

7:49 da manhã  
Anonymous Gil Loureiro disse...

Boa sorte e bom sucesso, para o meu amigo Antonio Tavares e a restante equipa , mas eu nao fazia edeia de que ele tambem trabalhava no sector politico, mas visto isso, e atendendo a continuidade de valores que sempre ixistiram na nossa terra faco votos sinceros de que correspondao a mesma democracia que a cunha baixa sempre se basiou investir todos ou quase todos os fundos so ate ao alto da cruz ou seja ate tenho medo de ter um furo ao entrar territorio ABRUNHOSENSE.
Pode ser que agora as coisas mudem um pouco, e ver se essa estrada vai ter um pouco mais de atencao, para que possa haver mais de visitantes nessa aldeia tao pacata.
Sao os votos sinceros de um apoiante ao progresso.

Forca pessoal, e nao se deixem derrotar pela oposicao, nem nestas nem nas proximas eleicoes estou com bastante confianca de que vao fazer um belicimo trabalho.

Boa sorte

GIL LOUREIRO

3:01 PM

3:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página inicial