02 abril 2013

Está em construção o Gasoduto Mangualde – Celorico – Guarda

Enquadrado no desenvolvimento da Rede Nacional de Transportes de Gás Natural em Alta Pressão, está em construção o Gasoduto Mangualde – Celorico – Guarda. O gasoduto atravessa terrenos da nossa Aldeia.

Para este projecto havia duas alternativas em estudo. A opção “A”, correspondente ao traçado verde, foi a escolhida por ser a que acarretava menores custos e impactos para a globalidade do projecto. É no entanto, a que tem mais implicações para a Abrunhosa do Mato.

Procedente de Moimenta de Maceira Dão, Outeiro de Espinho e Cunha Baixa, o gasoduto vai atravessar uma extensa área de pinhal, terrenos de cultivo e vinha. Atravessará a recta do Alto da Cruz (EN329) e a estrada Abrunhosa / Cunha Baixa (EN329-2) no Carregal, flectindo depois para o Turgal, Carvalha Gorda e Riango, seguindo em direcção às Contenças.

A construção do Gasoduto Mangualde – Celorico – Guarda irá interligar o gasoduto de Coimbra/Viseu e o gasoduto de Portalegre/Guarda. Vai possibilitar a interligação com Espanha e com a rede europeia, garantindo o reforço da rede bem como, o abastecimento a grandes consumidores e a exploração por parte de concessionários.

O projecto do gasoduto é constituído por 48Km de tubos de aço de 700 mm de diâmetro e 28Km de tubos de 300 mm. Soldados de topo a topo suportarão uma pressão máxima de serviço de 84 bar e estarão enterrados a uma profundidade nunca inferior a 80 cm.

Na mesma vala e paralelamente ao gasoduto, será colocado um tubo para instalação de um cabo de fibra óptica, que possibilitará a monitorização e calibre da rede, efectuar o controlo das válvulas de corte e o ajuste de pressão.

A servidão de passagem de gás, implica as seguintes restrições:

1 - O terreno não será arado, nem cavado, a uma profundidade superior a 50 cm, numa faixa de 2m para cada lado do eixo longitudinal da tubagem;

2 - É proibida a plantação de árvores, ou arbustos numa faixa de 5 m para cada lado do eixo longitudinal da tubagem;

3 - É proibida a construção de qualquer tipo, mesmo provisória, numa faixa de 10 m para cada lado do eixo longitudinal da tubagem;

4 - É permitido o livre acesso do pessoal e equipamento necessário à instalação, vigilância, manutenção, reparação e renovação do equipamento instalado e respectiva vigilância;

5 - O eixo da tubagem dos gasodutos deve ser assinalado no terreno pelas formas estabelecidas no regulamento de segurança.

Será necessário estabelecer a servidão temporária decorrente da execução das obras, numa faixa ao longo do traçado da conduta, implicando a remoção de todos os obstáculos no interior da faixa, com restituição, após conclusão dos trabalhos. Esta faixa terá a largura máxima de 14 metros, devendo ser definidos os caminhos confinados para a circulação de maquinaria, evitando sempre que possível a abertura de caminhos ao longo das margens de modo a evitar a compactação dos solos. Dever-se-ão utilizar caminhos já existentes para acesso aos estaleiros e se tal não for possível dever-se-á utilizar o corredor de servidão existente para este efeito.

A Consulta Pública decorreu de 31 de Agosto a 4 de Outubro de 2010, durante 25 dias úteis.

O Estudo de Impacte Ambiental (AIA2286) esteve disponível para consulta pública, na Câmara Municipal de Mangualde e na Junta de Freguesia de Cunha Baixa.

No Parecer da Comissão de Avaliação (Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental No. 2286), não houve referência a qualquer deliberação, sugestão, parecer ou crítica, registado para a nossa freguesia por particulares ou qualquer entidade.

--- --- ---

Será que é desta que vamos ter gás canalizado e fibra óptica em Abrunhosa do Mato?

01 abril 2013

Nova ETAR para Abrunhosa do Mato


O presidente da CMM, Dr. João Azevedo, revelou ontem à tarde, em entrevista com a jornalista Irene Ferreira da Rádio Voz de Mangualde, alguns dos objetivos prioritários do programa eleitoral do executivo para o Concelho de Mangualde. Entre outros, de grande interesse para a freguesia, destacou a intenção de construir uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em Abrunhosa do Mato já em 2014.

A construção da ETAR, obra orçada em 1 milhão de euros, terá uma comparticipação de 80% de fundos comunitários (FEDER - Regiões NUTS 2) e localizar-se-á junto ao ribeiro dos Currais, à quota de 300 metros, Junto ao Rio Mondego.
O projeto prevé também a ligação a novos empreendimentos a construir junto ao espelho de água da futura barragem de Girabolhos, espaços recentemente propostos para desafetação de reserva florestal em sede de revisão do PDM (Plano Diretor Municipal).

Este empreendimento, com uma dimensão total de 2680 metros irá, possibilitar a extensão do fornecimento de serviço de esgotos a toda a aldeia e eliminar as actuais fossas existentes.

Vão ser finalmente ser demanteladas as fossas dos Currais e Portela, focos de poluição dos lençois freáticos e da ancestral rede de regadio da Portela e do Porto do Carro. Poluição que se intensifica no período do Verão, quando triplica a população, ocorrem descargas de afluentes e se recorre mais às regas no terrenos.

O estudo de impacto ambiental da ETAR de Abrunhosa do Mato está disponível para consulta pública durante um período de 60 dias (utéis) na secretaria da CMM a partir de hoje, dia 1 de Abril de 2013.

Fonte:
http://www.radiomangualde.com/
mms://stream.radio.com.pt/ROLI-ENC-55